O Renault Kardian ganhou uma versão conversível para a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à fábrica da Renault em São José dos Pinhais. O SUV sem teto foi usado para um desfile de Lula dentro das instalações da montadora ao lado de outras autoridades e executivos da empresa.
A passagem do presidente contou com visita ao centro de desenvolvimento da fábrica, pelo acervo de carros emblemáticos e à Associação Borda Viva, programa social da Renault no Brasil. O Kardian conversível foi usado para a visita à linha de montagem da montadora, onde são feitos, além do SUV, modelos como Duster, Oroch e Stepway.
VEJA TAMBÉM:
- Como é o Volkswagen Virtus usado por Lula em fábrica
- Renault Kardian terá versão manual com motor turbo; saiba mais
O vice-presidente Geraldo Alckmin e o governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior também participaram da visita à bordo do Kardian.
“É isso o que queremos ao trabalhar por um país de progresso e credibilidade: trazer investimentos que transformam vidas, que impactam uma comunidade, como a Renault tem transformado São José dos Pinhais”, disse Lula.
O presidente da Renault, Ricardo Gondo, que acompanhou a visita, reforçou os investimentos anunciados pela empresa. “A Renault confia e acredita no Brasil. Por isso estamos investindo R$ 5,1 bilhões de reais de 2021 a 2025. O nosso maior patrimônio são as nossas pessoas, geramos mais de cinco mil empregos diretos e outros 25 mil empregos indiretos no Estado do Paraná”, afirmou.
A montadora não deu detalhes de como fez o Kardian, mas nas fotos divulgadas é possível ver que se trata de uma versão comum de produção com as colunas cortadas e cobertas por capas. As quatro portas foram mantidas. As autoridades assinaram o carro, que ficará no acervo da montadora.
O Kardian é vendido com motor 1.0 turboflex de três cilindros, 12 válvulas e injeção direta, que rende até 125 cv e 22,4 kgfm. O câmbio é automatizado de seis marchas e dupla embreagem, mas uma versão manual de seis marchas já foi anunciada pela montadora.
Inspiração na Volkswagen
Não é a primeira vez que Lula desfila em um conversível. Em fevereiro deste ano o presidente já havia andado em um Volkswagen Virtus conversível feito especialmente para o evento em São Bernardo do Campo (SP).
Presidentes em conversíveis é uma tradição da Volkswagen que começou em 1959 com Juscelino Kubitschek desfilando em um Fusca conversível na inauguração da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, em 1959. Depois de 34 anos, o presidente Itamar Franco também desfilou em um modelo conversível. Era a volta do Fusca, que ficou conhecido como Itamar, e que acabou em 1996.
Em 2003 o carro escolhido para a foto de Lula foi um Polo Sedan conversível para a comemoração de 50 anos da fábrica. Chamava a atenção o fato do carro ter quatro portas. Dois anos depois, na cerimônia de comemoração de 15 milhões de veículos produzidos em São Bernardo, o presidente desfilou em um Fox também sem teto.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Fonte: autoo