O Renault Kardian é o novo veículo urbano da marca francesa para os mercados internacionais. A Renault confirmou que o novo carro será um SUV compacto, menor que o Duster.
O modelo será apresentado no dia 25 de outubro, mas já antecipamos seus possíveis concorrentes.
Renault Kardian
Juntamente com um teaser, a montadora divulgou de onde vem o nome do novo carro: “ele evoca a proteção e a robustez de um “guardian” (guardião).
Já a fonética “Cardio’ está associada aos valores de dinamismo e prazer de dirigir”.
A escolha da letra “K” se deu para completar a linha global, que já conta com Kwid, Kadjar, Koleos, Kiger e Kangoo.
Além disso, o nome traz à mente não apenas força e proteção, mas também agilidade dinâmica.
O SUV se posiciona no segmento B e representa o início da nova ofensiva de produtos da marca em mercados fora da Europa. O novo Renault Kardian será produzido no Brasil, e a América Latina será o primeiro mercado.
O modelo será apresentado no Rio de Janeiro em 25 de outubro. Na ocasião, a Renault apresentará sua nova estratégia internacional.
Os concorrentes do Kardian
A princípio, por conta de suas medidas, o Kardian deve se posicionar na mesma faixa que outros SUVs compactos.
O primeiro deles é o próprio líder do segmento, o T-Cross. Além dele, a marca deve mirar o Fiat Pulse e o VW Nivus.
Outros modelos que podem ser considerados concorrentes, como o Kia Stonic.
Além deles, outros modelos podem perder vendas com a chegada do modelo, mesmo não sendo concorrentes diretos, já que representam outras categorias de SUVs, como o Nissan Kicks, bem como o Fiat Fastback, que deve ser um dos mais caros no páreo.
Além deles, o novo SUV da Renault também pode “roubar” mercado do Hyundai Creta e GM Tracker.
O que se sabe é que o novo modelo vai balançar mais o mercado de SUVs compactos, principalmente pela motorização e os itens. O Kardian vai estrear no Brasil o novo motor 1.0 TCe, turbo com injeção direta flex.
A princípio, o motor TCe já é empregado na Europa em carros como Sandero e Captur. O novo propulsor deve entregar cerca de 120 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, associados ao câmbio DCT, de dupla embreagem a seco, com seis marchas exclusivo para a América Latina.
Não se sabe se o modelo terá motorização híbrida ou elétrica, mas pode ser possível, já que a empresa já oferta uma gama de veículos eletrificados como o Zoe (um dos mais vendidos na Europa), Twingo, Megane, Kangoo e Master ZE.
Veja mais: Kardian é o novo SUV INÉDITO da Renault que chega em breve; confira
Fonte: garagem360.com.br