A Renault lançou no Brasil a nova geração do furgão Kangoo 100% elétrico. O modelo, que ostenta o status de ser o primeiro veículo comercial elétrico vendido no Brasil (chegou ao mercado em 2013), chega com o nome de Renault Kangoo E-Tech, em substituição à versão também totalmente elétrica Z.E. Maxi.
Conheça o novo Renault Kangoo 100% elétrico
Com mais de 4,4 milhões de unidades produzidas em 50 países em todo o mundo, o Kangoo 100% elétrico é o veículo mais vendido do segmento desde 2011, com uma incrível história de sucesso.
No Brasil, foram mais de 600 unidades comercializadas até hoje, estando presente em diversas empresas referências no setor logístico e no last-mile – que se refere ao transporte em que a mercadoria sai do centro de distribuição para o destino final.
A nova versão traz algumas alterações em termos de design e equipamentos na cabine em relação à Z.E. Maxi.
No entanto, o destaque do Kangoo E-Tech está em seu desempenho aprimorado – a potência cresceu em 100% e a autonomia, em 50% – e na maior capacidade de carga, o que torna o furgão mais atraente para o uso profissional.
O Renault Kangoo E-Tech apresenta um design mais forte e funcional: capô horizontal com nervuras, dianteira elevada e laterais esculpidas. Os destaques cromados e os acabamentos atraentes elevam o padrão de design.
A dianteira ficou mais vertical, com acabamento cromado que fica entre a grade e o para-choque dianteiro.
As lâmpadas apresentam as luzes diurnas (DLR) em LED em forma de C, características da marca Renault.
O seu design traz uma sensação mais ágil e dinâmica, em linha com o restante da gama de veículos comerciais da marca.
As linhas horizontais e as portas traseiras curvas e inclinadas conferem ao veículo uma sensação fluida e dinâmica.
A traseira modelo tem proporções mais equilibradas para um visual mais sólido. A bitola traseira ficou mais larga que a anterior para oferecer mais espaço de carga.
Leia também: Renault Kangoo ganha versão estendida com sete lugares.
Os espelhos laterais mais largos (+35 mm de comprimento e +22 mm de largura) melhoraram a visibilidade traseira em 35%. Faróis de neblina em LED também estão disponíveis para melhorar a visibilidade na estrada.
Entrega ágil e 100% elétrica
O novo Renault Kangoo E-Tech 100% elétrico vem equipado com um motor de 90 kW (120 cv) e 25 kgf.m de torque instantâneo para uma experiência de condução suave e sem stress.
Graças à sua nova bateria de íons de lítio de 45 kWh, composta por oito módulos independentes e facilmente reparáveis, o Kangoo E-Tech possui autonomia de 210 km, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) e autonomia no ciclo urbano de até 329 km e de 300 km no ciclo combinado, de acordo com a norma SAE J1634.
A bateria possui sistema de refrigeração líquida e resistência elétrica permitindo a utilização na zona de temperatura adequada, mantendo assim a sua autonomia e reduzindo o tempo de carregamento.
As baterias têm garantia de oito anos ou 160.000 km. Durante este intervalo, eles são substituídos gratuitamente se a sua capacidade diminuir para menos de 70% do seu valor nominal (SOC).
O modo Eco, que limita a potência e a velocidade máxima do veículo, ajuda a otimizar a autonomia geral e pode ser utilizado ao transportar uma carga leve.
O condutor pode escolher entre três modos de frenagem regenerativa:
- Cruzeiro (indicador luminoso B1) – modo regenerativo limitado, adequado para condução em rodovias e vias rápidas;
- Drive (B2) – modo regenerativo padrão para uso versátil que tem uma sensação de motor à combustão ao pisar no acelerador;
- Freio (B3) – modo regenerativo máximo para uso em engarrafamentos e trechos de serra.
A frenagem hidráulica convencional é assistida por um sistema de frenagem regenerativa adaptativa (ARB), que maximiza a quantidade de energia recuperada independentemente do regime de frenagem selecionado.
A gama de combinações de modo de condução/regime de frenagem regenerativa significa que os condutores podem escolher entre seis estilos de condução diferentes para um conforto e autonomia ideais, de acordo com a utilização específica do veículo e as condições de trânsito.
As informações relativas ao modo de condução selecionado e gerenciamento de energia elétrica são exibidas em um painel de instrumentos digital colorido de 4,2 polegadas.
Para recarregar a bateria, o novo Kangoo E-Tech 100% elétrico as seguintes opções:
- Carregamento de 2,3 kW – adequado para carregamento em tomadas domésticas;
- Carregamento trifásico AC (corrente alternada) de 3,7 kW até 22 kW – configurado para carregamento em postos públicos e wallboxes;
- Carregador rápido DC de 80 kW (corrente contínua) – para carregadores ultrarrápidos de rodovias.
A bateria do Renault Kangoo E-Tech leva 2h40 para passar de 15% a 80% de carga quando conectada a uma wallbox de 11 kW e menos de seis horas em uma wallbox de 7,4 kW. O furgão também pode ser recarregado em uma tomada doméstica padrão ABNT de 220 volts com o uso de um carregador portátil, comercializado como acessório.
Espaço extra e carregamento facilitado
O novo Kangoo 100% elétrico oferece um espaço para carga de 4,3 m³. A sua carga útil máxima é de 800 kg e a capacidade de reboque, de 1.500 kg.
As dimensões são generosas – 2.200 mm de comprimento, 1.500 mm de largura e 1.300 mm de altura.
A porta lateral deslizante extralarga (864 mm) permite a acomodação de grandes objetos e facilidade de carga e descarga em centros urbanos.
A área de carga possui portas traseiras 1/3-2/3 que podem abrir de 90° a 180°, facilitando o acesso mesmo que haja pouco espaço atrás do veículo.
As fechaduras das portas lateral e traseiras foram removidos para aumentar a resistência à intrusão e ao roubo.
Um sistema de supertravamento oferece um nível mais alto de proteção: os controles internos de destravamento das portas só são ativados se a chave for usada. Com isso, em caso de arrombamento da cabine, a área de carga permanece fechada.
Os ocupantes também farão a jornada com toda a segurança, já que o Renault Kangoo E-Tech é equipado com diversas tecnologias, como quatro airbags, controles de tração e de estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampas (HSA).
Interior moderno e funcional
O novo Kangoo 100% elétrico teve o interior atualizado. O painel horizontal cria uma sensação de continuidade até os painéis das portas. Os assentos totalmente redesenhados ficaram mais resistentes. O conforto na cabine é aumentado pelo isolamento acústico adicional.
O novo furgão possui banco regulável em altura e profundidade. O volante, que abriga os controles principais, também é ajustável em altura e profundidade, para maior conforto em jornadas mais longas.
O Kangoo E-Tech também está equipado com o Espelho Amplo – que permite ver o que se passa no ângulo morto direito do veículo e, por exemplo, atravessar um cruzamento com segurança.
A cabine dispõe de amplo espaço nos diversos porta-objetos espalhados no interior:
- Bandeja de teto
- Armazenamento central do painel
- Compartimentos de porta incluindo dois porta-copos
- Compartimento fechado do lado do motorista
O Renault Kangoo E-Tech também vem equipado com o novo sistema multimídia Easy Link, com tela de 8”.
O display está embutido no painel e é tão fácil de usar e personalizar quanto um smartphone. Compatível com Android Auto e Apple CarPlay, o Renault Easy Link pode ser ativado por voz para acesso à todas as funcionalidades.
Um suporte para smartphones, que pode ser colocado na frente do motorista, à esquerda ou à direita (dependendo se ele é destro ou canhoto), permite a acomodação correta do aparelho e conta com tomada USB.
O carregamento para automaticamente quando a bateria está cheia, eliminando o risco de sobrecarga.
O furgão 100% elétrico da Renault conta ainda com sensores de chuva e luminosidade, além de vidros e travas elétricas.
Evolução notável
O novo Kangoo E-Tech 100% elétrico teve uma evolução notável em diversos aspectos, se comparado com a geração anterior Z.E. Maxi, como mostra a tabela abaixo:
Disponível em versão única, o Renault Kangoo E-Tech 100% elétrico pode ser adquirido em duas cores: Branco Glacier e Cinza Urban. O modelo tem o preço sugerido de R$ 259.990.
Veja também: Carros elétricos da BYD recebem desconto de R$ 40 mil
Fonte: garagem360.com.br