O Renault Group lançou, em 1º de julho, a Horse, marca que está herdando o know-how e os ativos industriais do grupo para desenvolver, produzir e fornecer a nova geração de motorizações híbridas e à combustão de baixa emissão. A novidade promete mexer com o mercado automotivo global.
Marca do Renault Group fornecerá motores de baixa emissão para montadoras diversas
A nova empresa tem sede em Madri, capital da Espanha, empregando 9 mil colaboradores do Renault Group, que trabalham em oito unidades de produção, com capacidade somada de 3,2 milhões de unidades por ano.
A empresa também vai operar três centros de Pesquisa & Desenvolvimento, com presença global em sete países, inclindo o Brasil – além de Argentina, Chile, Espanha, Portugal, Romênia e Turquia.
A Horse será um fornecedor global independente de soluções em sistemas de motores, desenvolvendo tecnologias de baixas emissões e descarbonizadas.
A nova empresa deve fornecer produtos para seus clientes industriais atuais, incluindo as montadoras Renault, Dacia, Nissan e Mitsubishi, todas pertencentes ao Renault Group.
No futuro, a Horse também irá oferecer uma gama completa de tecnologias para outras montadoras, cobrindo todos os componentes – motores, transmissões, sistemas de hibridação (xHEV) e baterias.
Os motores Horse eventualmente também estarão prontos para integrar todos os tipos de sistemas existentes ou alternativos e futuros – combustíveis sintéticos, hidrogênio, GLP, GNV, etanol etc.
“Em 2040, os veículos equipados com motores a combustão e híbridos ainda vão representar mais de 50% das vendas mundiais. A Horse vai liderar esse mercado, com sua expertise tecnológica e soluções de baixas emissões posicionadas no topo de seus segmentos.
É uma experiência única e motivo de grande orgulho para todos nós poder contribuir para a criação de uma empresa de tamanha dimensão”, afirma Patrice Haettel, CEO da Horse.
Joint-venture pretende ser líder mundial em motorizações de baixas emissões
A Geely e o Renault Group vão criar nas próximas semanas uma nova organização por meio da combinação de suas subsidiárias especializadas no desenvolvimento e produção de motorizações (principalmente a Aurobay e a Horse).
Depois de assinar uma carta de intenções, no dia 2 de março, a Aramco (empresa petrolífera saudita) manifestou sua intenção de se tornar parte desta nova empresa de tecnologia de motorizações.
Combustíveis sintéticos e hidrogênio são o foco
O investimento da Aramco deve apoiar o crescimento da empresa e contribuir para as atividades-chave de pesquisa e desenvolvimento em torno de soluções de combustíveis sintéticos e a nova geração de tecnologias a hidrogênio.
A nova joint-venture terá condições de fornecer motores para outras montadoras, com a ambição de incluir novos parceiros e acionistas interessados em participar de seu trabalho em torno das motorizações de baixas emissões.
Graças a esse projeto, o portfólio combinado dos produtos da Geely e do Renault Group e a presença geográfica da nova empresa vão permitir que ela ofereça, segundo estimativas do grupo, soluções para 80% do mercado de motores de combustão interna (ICE).
5 milhões de motores produzidos
Juntas, as instalações industriais da Horse, Geely e Aurobay terão capacidade para produzir mais de 5 milhões de motores e sistemas de transmissão anualmente.
A nova empresa terá um faturamento superior a 15 bilhões de euros (R$ 79 bilhões) e vai empregar 19 mil colaboradores (dos quais 9 mil na Horse), atuando em 22 unidades espalhadas pelo mundo, tanto da Geely como do Renault Group.
Fonte: garagem360.com.br