É comum que quem tenha um veículo queira realizar algumas modificações nele. Entretanto, é preciso tomar muito cuidado para que essas alterações não fujam das regras locais, como por exemplo, aquelas impostas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
Uma das modificações mais comuns desejadas pelos condutores é a troca dos faróis para a luz de led. Atualmente, já existem regras específicas que determinam quando essa troca é ou não permitida. Informe-se e evite ser pego de surpresa!
Por que os faróis de led podem ser perigosos?
Bem, como dito, realizar modificações nos veículos é uma prática comum entre os condutores, e não há nada de errado nisso, desde que todas as regras sejam devidamente seguidas. As novas atualizações das leis locais determinam quais são os critérios de uso de itens como led e películas, como o insulfilm.
Em relação à troca dos faróis comuns por led, as regras vão além da questão estética, mas priorizam a segurança no trânsito. Muita gente não entende o porquê disso, mas é preciso ter em mente que essa troca pode ser perigosa.
Basicamente, os faróis são equipados com luzes específicas que trarão uma boa visibilidade tanto para quem está dirigindo o veículo em questão quanto para os demais condutores presentes naquela mesma via. Assim, os faróis contam com a iluminação necessária para ambos.
Agora, caso a troca seja feita indevidamente, a visibilidade pode ser totalmente prejudicada. O resultado disso? Possíveis acidentes, visão limitada do trajeto, entre várias outras coisas relacionadas a isso. É melhor evitar, né?!
Novos faróis DRL garantem mais segurança
Há não muito tempo, o CTB delimitou novas regras para o uso dos faróis durante o dia. Agora, existem locais específicos onde o condutor deverá, indispensavelmente, ligar o farol. Um grande exemplo disso é quando o motorista está trafegando por alguma rodovia, mas não só.
Também é preciso manter o farol aceso durante o dia quando:
- o condutor estiver passando por algum túnel
- quando estiver chovendo, neblinando ou com cerração
- em rodovias de pista simples
Nesses casos, os faróis devem ser mantidos em luz baixa. Por outro lado, a nova tecnologia DRL dispensa essa necessidade. Isso porque a novidade já conta com uma iluminação frontal que é ligada automaticamente no momento em que a partida é dada.
E quando a troca por led é permitida?
Se você está em busca de alguma lei que permita a troca dos faróis por led, infelizmente, não há muito o que possa ser encontrado. Para a infelicidade de alguns motoristas, as leis atuais não permitem que essa troca seja feita.
Por outro lado, alguns veículos podem sim utilizar o led. No entanto, essa possibilidade é um tanto quanto delimitada. De forma mais clara, somente os veículos que contam com a tecnologia de fábrica podem estar equipados com os faróis led.
Ou seja, a única forma de garantir esse upgrade é comprando um veículo que venha com as luzes de led de fábrica. Essa regra é imposta porque, quando os leds são instalados pelas fábricas, as peças são originais e totalmente apropriadas para a devida iluminação.
Penalidades para quem não seguir as normas
Como faz parte do conhecimento de todo condutor, desrespeitar qualquer lei de trânsito traz penalidades um tanto quanto severas. Isso não seria diferente para a troca indevida, visto que, como dito, isso pode prejudicar a segurança no trânsito.
Levando isso em conta, o motorista que insistir em realizar a troca por led contará com as seguintes penalidades:
- multa no valor de R$ 195,23
- 5 pontos atribuídos à CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
- Possibilidade de retenção do automóvel
Em relação à retenção do automóvel, ele poderá ficar retido até que toda a situação seja devidamente regularizada.
Saiba quais são as regras para troca de faróis
Antes de pontuar as regras específicas para a permissão da troca de faróis, ainda é válido ressaltar mais um ponto: as motos também estão sujeitas às mesmas regras mencionadas. Ou seja, as penalidades também são as mesmas para os pilotos.
Desse modo, é importante que todo condutor tenha em mente o que é preciso ser levado em conta antes de trocar o farol de um automóvel, ainda que o item esteja quebrado. As normas gerais incluem que:
- as luzes sejam idênticas às originais
- a potência das luzes seja idêntica às originais
- todas as peças devem ser devidamente regulamentadas
Ademais, seguindo todas as orientações, o condutor/piloto estará isento de quaisquer problemas.
Que tal saber mais sobre isto?: Quanto tempo demora para aparecer a multa no Detran?
Fonte: garagem360.com.br