O inverno já está no fim e, embora neste ano não tenha apresentado frio muito intenso, a estação deve ser fechada com as baixas temperaturas, como indicam as previsões para os próximos dias. De acordo com a Defesa Civil, há risco de temporais e ventos fortes, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do País.
Com isso, diversos cuidados precisam ser tomados com relação à manutenção dos automóveis. Com a ajuda dos especialistas da Allianz Assistance, marca de assistência 24h da Allianz Partners, trazemos dicas sobre cuidados a tomar com o seu veículo em época de baixas temperaturas.
Período de frio exige atenção redobrada nos cuidados com o veículo
Segundo os especialistas, as baixas temperaturas exigem uma atenção redobrada a alguns itens pouco lembrados na manutenção regular dos veículos, incluindo o cuidado com peças como bateria, reservatório de partida frio, velas e cabos de vela.
VEJA TAMBÉM
O ideal é que as peças sejam verificadas regularmente, conforme orientações do manual de revisões de cada veículo. Contudo, é recomendável uma revisão extra no período de frio intenso.
Cuidados com os pneus
O ideal é que se faça a calibragem dos pneus pelo menos uma vez por semana quando o tempo estiver gelado.
Além disso, é preciso sempre observar o desgaste dos pneus. É possível fazer isso olhando o TWI (sigla em inglês para indicador de desgaste da banda de rodagem), que é um item obrigatório, presente em todos os pneus e que permite de forma visual observar possíveis desgastes. Dessa forma, é possível verificar o momento ideal de realizar a troca, que deve ser feita um pouco antes de alcançar o limite do indicador.
Nunca é demais ressaltar, nos cuidados com o veículo, que os pneus são os responsáveis pelo contato do veículo com o solo e, consequentemente, pela eficiência em contorno de curvas, na tração para se movimentar e na aderência no momento de uma frenagem, seja ela de emergência ou não. Por isso, é muito importante que se faça a inspeção e substituição (caso necessário) dos pneus no período de inverno e chuvas.
Motor aquecido
Em veículos mais novos, nem sempre é necessário esperar até que o motor esquente por completo para começar a rodar. Porém, é aconselhável que se aguarde pelo menos o tempo necessário para que a rotação do motor baixe um pouco, antes de sair com o veículo.
Fique atento conta-giros e espere que o mostrador indique, no máximo, 1.000 rpm. Com isso, você pode estender um tempo precioso na vida útil do veículo. Especificamente para veículos equipados com motor flex, o abastecimento com gasolina é o mais indicado durante o período de frio.
Erros mais comuns para se evitar durante o inverno
Os especialistas chamam a atenção também para o fato de que no frio é comum que os motoristas mantenham diversos itens do carro ligados ao mesmo tempo – limpador de para-brisa, faróis e ar quente são os mais comuns. Todos esses itens, exigem muita eficiência da bateria e do alternador do veículo.
Por isso, é preciso mantê-los em dia. Procedimentos como ligar e desligar os veículos com frequência, assim como dar partidas longas ou repetitivas, não são aconselháveis.
Clique aqui e aperte o botão “Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
No geral, todos os veículos precisam de cuidados nesse período, porém, carros m que sejam abastecidos com etanol merecem maior atenção. Até mesmo os veículos movidos a diesel podem sofrer com baixas temperaturas e apresentar dificuldades de partida.
O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui