A segurança no trânsito é fundamental. Diversos fatores podem contribuir para dirigir sem maiores sustos. No entanto, de acordo com a PRF, uma das principais causas de acidentes de trânsito pode ser evitada pelos motoristas. Confira a seguir:
Conheça uma das principais causas de acidentes de trânsito
De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma das principais causas de acidentes de trânsito no Brasil é a falha mecânica.
Em dados publicados no “Atlas da Década de Ações para Segurança Viária”, com informações de acidentes do Brasil inteiro entre 2011 e 2020, mostram que mais de 59 mil acidentes foram causados por defeito mecânico.
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
Não é possível verificar qual o problema exato do veículo, mas os dados de uma década inteira mostram que muitos condutores negligenciam a manutenção automotiva.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê penalização para motoristas que transitarem com carros em mau estado de conservação. A lei considera como infração grave e gera multa de R$ 195,23 ao condutor. Além disso, o veículo pode ser retido até ser regularizado.
A manutenção preventiva pode ser a saída para evitar problemas com as autoridades e possíveis acidentes. Falhas ou defeitos mecânicos podem ser evitados com revisões periódicas, sejam elas programadas por quilometragem ou por tempo de uso do veículo.
Pensando nisso, o Garagem360, em parceria com a Fuchs, fabricante independente de lubrificantes e produtos relacionados, traz algumas dicas de como se prevenir e manter a revisão do veículo em dia.
Manutenção do carro pode evitar problemas no trânsito
É melhor prevenir do que remediar. Este ditado popular antigo pode muito bem representar o que significa a manutenção automotiva.
O Gerente de Vendas do Aftermarket da Fuchs, Marcelo Martini, explica que existem duas formas de manutenção: preventiva e corretiva.
“As revisões preventivas são planejadas e realizadas de forma periódica com o objetivo de evitar falhas e danos em peças e componentes do carro. Enquanto, a manutenção corretiva acontece quando há a necessidade de reparos ou substituição de peças que possam estar desgastadas, quebradas ou com falhas”, explica o gerente da Fuchs.
Para o motorista economizar e não ter problemas, o melhor a ser feito é a manutenção preventiva, pois os defeitos do carro podem ser identificados antes de causar maiores danos.
Além disso, a manutenção corretiva deixaria o carro algumas horas ou dias na oficina para ser concluído o conserto, que se não for realizado, a situação do veículo pode piorar e dificultar o reparo.
Por isso, fazer uma revisão periodicamente no seu carro pode ser a melhor forma de evitar possíveis acidentes, além de impedir um maior desgaste das peças do veículo.
“Um bom exemplo disso é o sistema de freios: caso as pastilhas estejam muito gastas, o tempo de frenagem passa a ser maior, o que pode resultar em colisões que poderiam ser evitadas mantendo a revisão em dia”, comenta Marcelo Martini.
Em uma revisão preventiva, são checados itens importantes que compõem o funcionamento padrão do carro, como o nível e o filtro do óleo lubrificante, faróis, pneus, filtros de ar, freios, embreagem, bateria, limpadores de para-brisa e demais itens básicos.
Um exemplo de como a má conservação do veículo pode prejudicar a segurança no trânsito são os amortecedores com problemas, que podem causar o descontrole do automóvel, além de aumentar a distância necessária para que o carro pare após uma frenagem
Além disso, o motor desregulado e a utilização de lubrificantes inadequados podem gerar maior consumo de combustível, enquanto pneus desalinhados e desbalanceados desenvolvem maior desgaste, além de prejudicar a frenagem em caso de necessidade.
Outros problemas que podem aparecer são em relação às luzes de freio ou seta queimadas, que podem gerar uma colisão ao frear ou realizar uma conversão sem a sinalização adequada.
“A prevenção é a melhor forma de evitar acidentes. Basta, para isso, checar o estado de conservação do veículo e dirigir com cautela, respeito e atenção”, ressalta Marcelo Martini.
O que você achou? Siga @diadeajuda no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Fonte: garagem360.com.br