O superaquecimento do motor é um dos problemas mais graves que podem acontecer com o seu carro. Quando funcionando em temperaturas muito elevadas, as peças podem derreter ao ponto de fundir o motor — problema que não sai nada barato para se resolvido. Portanto, você deve tomar muito cuidado para evitar o superaquecimento do motor. Confira as dicas.
Conheça as causas do superaquecimento do motor e veja dicas de prevenção
Conforme explica a especialista Luciana Félix, proprietária e gestora da Na Oficina, de Belo Horizonte-MG, o superaquecimento ocorre quando não há uma circulação de água adequada ou quando existem defeitos no sistema de arrefecimento, fazendo com que o motor não consiga resfriar.
Normalmente o motor funciona a uma temperatura de 92° C, e quando a temperatura fica acima disso, o sistema de arrefecimento entra em ação fazendo circular água com aditivo para manter a temperatura no normal.
Quando ocorre um superaquecimento, a junta da tampa de válvulas não realiza a vedação corretamente e a água se mistura com o óleo, gerando, na maior parte das vezes, a necessidade de realização de “uma retífica do cabeçote, que é um serviço com um custo elevado para o motorista”, segundo ressalta a especialista. Em outras palavras, trata-se do famoso problema do motor fundido.
Caso perceba que o motor está superaquecendo, a primeira coisa a se fazer é parar em um local seguro e desligar o carro. Em seguida, chame um reboque e leve o carro para uma oficina de sua confiança.
Confira abaixo as possíveis causas do superaquecimento de um motor:
- Baixo nível do líquido de arrefecimento;
- Válvula termostática ou bomba d’água com defeito;
- Vazamentos na mangueira e/ou no radiador;
- Defeito no termostato.
Luciana Felix dá as seguintes dicas básicas, quanto à prevenção do superaquecimento do motor do seu carro:
- Verifique o ponteiro que marca a temperatura do motor. Se chegar ao vermelho, vá rapidamente a uma oficina (o veículo deve ser rebocado até lá);
- Sempre confira o nível da água do motor para saber se algo está errado. Se for necessário completar o reservatório de água, realize com aditivo recomendado no manual do fabricante ou com água desmineralizada, e nunca com água da torneira;
- Dê uma olhada nas mangueiras internas do veículo – se alguma estiver estufada, pode ser que haja má circulação água no motor;
- Nunca verifique o nível de água com motor quente, pois o nível não estará aonde deveria. O correto é fazer esse procedimento sempre com o motor frio.
Com as dicas acima, “é possível preservar a vida útil do motor e ainda ter economia com a manutenção corretiva”, afirma a especialista.
Fonte: garagem360.com.br