Após seis mais de alta no valor do seguro de automóvel, o índice de Preços do Seguro Automóvel, o IPSA, em agosto, os preços se mantiveram estáveis; veja os detalhes.
Seguro de automóvel permanece estável em agosto
De acordo com o índice de Preços do Seguro Automóvel, o IPSA, da TEx, o índice geral de Seguro Auto, se manteve estável no mês de agosto, seguindo em 6,6%, sendo o primeiro período sem aumento nos últimos seis meses. Já em comparação a um ano atrás, o índice subiu 34,7%.
Genildo Dantas, gerente de inteligência de dados da TEx, acredita que o IPSA atingiu o pico de aumento e a tendência é de redução nos próximos meses de 2022.
VEJA TAMBÉM
“É possível dizer que já alcançamos o patamar de estabilidade para o Seguro Auto e tudo indica que os preços irão sofrer queda nos próximos meses. Aos poucos o mercado automotivo está se reorganizando e as seguradoras se adequando ao cenário pós pandemia”, explica o executivo.
Diminui a diferença de preços do seguro para homens e mulheres
Em relação ao IPSA por gênero é possível verificar que houve uma mudança de comportamento nos últimos meses. Em agosto de 2021 o seguro para homens era 20% superior aos das mulheres. Já no último mês, em agosto 2022, essa diferença diminui para 10%.
“Parte dessa mudança é decorrente ao aumento do roubo e furto que é mais influenciado pela região e menos pelo gênero”, explica o executivo.
Outro fator que a TEx identificou nos últimos meses é que as seguradoras estão sofisticando os seus modelos de precificação que estão reduzindo as diferenças entre os gêneros e estado civil.
Diferença de preço entre regiões chega a ser superior a 70% no RJ
Na cidade do Rio de Janeiro, o IPSA revela que o seguro na Zona Norte é 71,4% superior à Zona Sul. De acordo com Genildo, a região onde o Segurado reside é um fator muito importante na precificação do seguro. “Interfere diretamente nas taxas de roubo e furto”, explica.
Já em relação ao ranking dos carros mais cotados pelo TELEPORT, o Chevrolet Onix segue na liderança com volume total de 6,4% do volume total, seguido por Hyundai HB20 com 4,6%. Vale lembrar que o top 10 dos carros mais cotados representa 32% do total de automóveis cotados no mês de agosto.
Vale lembrar que o IPSA é produzido com base nos dados do TEx Analytics, ferramenta de inteligência de mercado desenvolvida pela TEx e dividido em seis indicadores: IPSA, que mede a inflação geral e leva em consideração segurados de ambos os sexos de todo o país, IPSA por gênero, IPSA por faixa etária, IPSA por população, IPSA por idade do veículo, e IPSA por valor da tabela Fipe.
Clique aqui e aperte o botão ”
Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui