O preço da Royal Enfield Scram 411 foi divulgado antes da hora no Brasil. Por alguns momentos, a página respectiva sobre a moto no site da empresa ficou no ar revelando o preço do modelo e também a ficha técnica, como já tinhamos mostrado aqui no MOTOO. O modelo vai partir de R$ 22.490, sem frete incluso, de acordo com o próprio site da montadora.
Segundo apuramos, a página da Scram 411 já foi retirada no ar, mas conseguimos fazer alguns prints antes de isso acontecer. Além do valor, constamos que o modelo será oferecido em sete cores. O primeiro a publicar essas informações foi nosso colega Bill Motoka (veja detalhes no vídeo).
Opções de cores da Scram 411 no Brasil:
O que muda em relação à Himalayan?
A Scram 411 utiliza a mesma base da conhecida Himalayan, mas com certas diferenças. Em 2022, o MOTOO foi até a Expomoto, em Portugal, para mostrar as diferenças da Scram 411 e a Himalayan, modelo da qual utiliza a mesma base. Veja detalhes no vídeo:
Esta reportagem foi originalmente publicada em www.motoo.com.br e não pode ser reproduzida por outras mídias sem autorização.
Visual de Scram e Himalayan
Não é necessário muito empenho para notar as diferenças visuais entre Scram 411 e Himalayan. Apesar de muito em comum estar lá, a Himalayan possui ar bem mais aventureiro, enquanto a Scram 411 tem pegada mais scrambler ou até lembrando motos de competição flat tracker.
Sem a bolha dianteira, o farol da Scram está posicionado mais baixo do que na Himalayan, e conta com carenagem de metal ao seu redor. O famoso “bico” das trail também não está lá, restando o para-lama rente à roda dianteira.
Ao lado do tanque, ao invés do protetor tubular há uma carenagem sobresaliente, que dá um toque despojado para a Scram. As alterações continuam com o assento, que no caso da nova moto é inteiriço, ao passo que na Himalayan há uma divisão entre os níveis. Na traseira, a Scram é mais curtinha, sem o bagageiro visto na Himalayan.
Ergonomia e chassi
As rodas raiadas foram mantidas, mas na dianteira a Scram tem uma de 19 polegadas no lugar da aro 21, enquanto na traseira ambas contam com aro 17. O posicionamento do piloto na Scram é um pouco mais baixo. O guidão foi rebaixado, dando uma sensação de maior agilidade para as mudanças de direção, mas não ficou demasiadamente baixo, como pude comprovar no Expomoto.
Isso veio acompanhado de uma redução de 10 mm no garfo dianteiro, passando de 200 mm para 190 mm. Na traseira, por sua vez, foi mantido o curso de 180 mm. A altura do assento da Scram é 5 mm menor, enquanto a distância em relação ao solo está 20 mm mais baixa (saiba mais detalhes na ficha técnica ao final da reportagem).
O painel da Scram é menor e mais moderno, seguindo o modelo visto na Meteor 350. A Scram também utiliza o mesmo tanque de 15 litros da Himalayan.
Motor continua o mesmo
O motor segue o mesmo, com 411 cc, rendendo 24,3 cavalos a 6.500 e 32 Nm a 4.250 rpm. No Brasil, a Himalayan rende 24,5 cavalos de potência.
FICHA TÉCNICA |
Royal Enfield Scram 411 (BRASIL) |
PREÇO | A partir de R$ 22.490 |
MOTOR | 1 cilindro, 411 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
REFRIGERAÇÃO | A ar |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 24,3 cv a 6.500 rpm |
TORQUE | 32 Nm a 4.250 rpm |
CONSUMO | Não definido |
DIÂMETRO x CURSO | 78 mm x 86 mm |
CÂMBIO | Manual de 5 marchas |
COMPRIMENTO | 2.160 mm |
LARGURA | 840 mm |
ALTURA | 1.165 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.455 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 200 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 795 mm |
CHASSI | Tubular de berço duplo |
PESO SEM COMBUSTÍVEL | 185 kg |
PESO EM ORDEM DE MARCHA | 194 kg |
TANQUE | 15 litros |
FREIOS | ABS |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 300 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 240 mm |
PNEU DIANTEIRO | 100/90 – 19 |
PNEU TRASEIRO | 120/90 – 17 |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Telescópica, 41 mm, de 190 mm de curso |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Mono shock de 180 mm |
fonte: motoo