Sophia @princesinhamt
Carros & Motos

Preço da Honda CB 300F Twister volta a subir; confira as novas atualizações

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Honda CB 300F Twister 2023 teve seu 2º aumento de preço no Brasil desde o lançamento no final de janeiro. Os novos valores são R$ 21.720 (CBS) e R$ 22.650 (ABS) para tabela que entra em vigor a partir de 1º de agosto, segundo apurou o MOTOO.

Em relação aos valores anteriores, houve acréscimo de R$ 630 na opção com freios CBS, enquanto a Twister ABS aumentou em R$ 660. Vale lembrar que o modelo foi lançado no país no início do ano por R$ 18.900 (CBS) e R$ 19.800 (ABS), assim, com a nova alta, já acumula aumento de mais de R$ 2.800 (veja detalhes na tabela abaixo).

VERSÃO JANEIRO ABRIL 1º AUMENTO AGOSTO 2º AUMENTO AUMENTO TOTAL
CB 300F Twister CBS R$ 18.900 R$ 21.090 + R$ 2.190 R$ 21.720 + R$ 630 + R$ 2.820
CB 300F Twister ABS R$ 19.800 R$ 21.990 + R$ 2.190 R$ 22.650 + R$ 660 + R$ 2.850

No site da fabricante os novos valores públicos sugeridos são anunciados como base para o Distrito Federal, sem incluir o frete. Questionada por nossa reportagem, a Honda afirmou que o novo aumentou “se fez necessário considerando os impactos e correções de toda a cadeia produtiva”. 

Honda CB 300F Twister 2023
Honda CB 300F Twister 2023
Imagem: Honda

Quando os valores da Twister subiram em abril passado, a empresa havia dado este mesmo motivo.

Vendas da Twister

O modelo vem desempenhando emplacamentos superiores, mensalmente, em relação à rival Yamaha FZ25. Em maio passado, a CB 300F bateu seu recorde de vendas no Brasil com mais de 5,5 mil unidades. Entre janeiro e julho, o modelo da Honda alcançou 25.011 exemplares registrados no país. Como as vendas começaram no final de janeiro, a CB 300F Twister ainda está atrás da FZ25 no aculumado, já que a rival apresentou 25.318 unidades emplacadas no período. 

Como é a CB 300F?

A CB 300F está equipada com novo motor monocilíndrico flex, de 293,5 cc, que rende até 24,7 cavalos a 7.500 rpm (etanol), enquanto o torque máximo é de 2,61 kgfm a 5.500 rpm (gasolina). Este propulsor é do tipo OHC e está equipado com injeção eletrônica, além de trabalhar com câmbio de 6 marchas – veja os detalhes completos na ficha técnica no final da reportagem.

Honda CB 300F Twister 2023
Honda CB 300F Twister 2023
Imagem: Honda

Este propulsor é derivado diretamente do anterior, da CB 250F Twister, aumentando tamanho, potência e torque. O motor da antecessora, com 249,5 cc, rendia 22,6 cavalos e 2,28 kgfm de máximas. Desse modo, a potência cresceu 9,3% enquanto o torque subiu 15,5%. Para o motor ficar maior, a Honda aumentou o diâmetro do cilindro, que passou de 71 para 77 mm, mas manteu o curso de 63 mm.

De acordo com a fabricante, isso permitiu o aperfeiçoamento do cabeçote de quatro válvulas e consequente ganho para o sistema de alimentação e exaustão do motor.

Consumo

Em testes feitos pelo Instituto Mauá, a CB 300F Twister tem consumo médio de 39,75 km/l (gasolina) e 25,58 km/l (etanol). Isso torna a moto ainda mais econômica que a CB 250F Twister, que faz média de 35 km/l. O tanque da moto comporta 14,1 litros de combustível, ou seja, um pouco menor que o de sua antecessora, que tem 16,5 litros.

Honda CB 300F Twister 2023
Honda CB 300F Twister 2023
Imagem: Honda

TOP SPEED

Para a CB 300F Twister, a máxima aferida por testes do Instituto Mauá é de 139,5 km/h (gasolina) e 134,4 km/h (etanol). Saiba o que mudou em relação à CB 250F Twister. Saiba o que mudou em relação à CB 250F Twister:

Suspensões

A moto conta com suspensões convencionais na dianteira, com 130 mm de curso, no lugar do invertido visto na CB 300F vendida na Índia. O diâmetro dos tubos, no entanto, agora é de 41 mm, enquanto a CB 250F apresenta os seus com 37 mm. 

Na parte traseira, há suspensão Mono Shock de 120 mm, substituindo a da Twister 250, que é de 108 mm. O pneu dianteiro é de medida 110/70R 17 M/C 54H, enquanto o traseiro é 150/60R 17 M/C 66H; eles são Pirelli Diablo Rosso III, desenvolvidos para a Twister 300 e fabricados no Brasil. Seu peso seco é de 139 kg. Outra novidade é o assento, agora mais esportivo do tipo bipartido, com separação entre a parte destinada ao garupa e ao piloto. 

                             SIGA o Motoo nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Helo | Twitter

Honda CB 300F Twister 2023
Honda CB 300F Twister 2023
Imagem: Honda

Freios

Os freios podem vir equipados com os sistemas CBS (Combined Brake System) ou com ABS. O primeiro, mais simples, leva parte da força de frenagem do pedal de freio traseiro também para a dianteira, com o objetivo de equilibrar a motocicleta em reduções bruscas, enquanto a ABS evita o travamento. Nas duas versões a CB Twister conta com discos de 276 mm (dianteira) e 220 mm (traseira). 

Honda CB 300F Twister 2023
Honda CB 300F Twister 2023
Imagem: Honda

Tecnologia

Para a iluminação, a motocicleta possui conjunto todo de LED, enquanto o painel é Blackout. O visor possui funções como contagiro, indicador de marchas, relógio, velocímetro, dois hodômetros parciais, hodômetro totalizador, além de informações como autonomia, consumo médio e instantâneo, nível de carga da bateria e luzes alerta.

Honda CB 300F Twister 2023
Honda CB 300F Twister 2023
Imagem: Honda

A CB 300F Twister conta com embreagem assistida e deslizante, que deixa o acionamento mais leve, além de evitar o travamento da roda traseira em reduções mais bruscas de . Para o mercado , o controle de tração, visto na Índia, não foi introduzido no pacote.

No punho esquerdo da moto, a Twister 300 conta com botão que aciona, tanto o lampejador, quanto o alto. Para praticidade na hora de recarregar smartphone, o modelo recebeu uma tomada do tipo C.

Honda CB 300F Twister 2023
Honda CB 300F Twister 2023
Imagem: Honda

Nascida no Brasil

Apesar de ter surgido primeiro no mercado indiano, a CB 300F é um modelo desenvolvido pela Honda do Brasil, como adiantamos em reportagem exclusiva. O projeto envolveu a Honda Brasil e a Honda Global, mas acabou saindo antes na Índia, também com diferenças para o mercado local. 

FICHA TÉCNICA – Honda CB 300F 2023 [ATUALIZADO EM AGOSTO]

PREÇO  R$ 21.720 (CBS) e R$ 22.650 (ABS)
MOTOR 1 cilindro, 293,5 cc
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
COMBUSTÍVEL Flex (gasolina ou etanol)
POTÊNCIA ETANOL 24,7 cavalos a 7.500 rpm
POTÊNCIA GASOLINA  24,5 cavalos a 7.500 rpm
TORQUE ETANOL 2,60 kgfm a 5.500 rpm
TORQUE GASOLINA 2,61 kgfm a 5.500 rpm
CONSUMO Não informado
DIÂMETRO x CURSO 77,0 x 63,0 mm
CÂMBIO 6 marchas
COMPRIMENTO 2.084 mm
LARGURA 755 mm
ALTURA 1.075 mm
ENTRE-EIXOS 1.390 mm
DISTÂNCIA DO SOLO 177 mm
ALTURA DO ASSENTO 789 mm
PESO 139 kg (peso seco)
TANQUE 14,1 litros
FREIOS ABS
FREIO DIANTEIRO Disco de 276 mm
FREIO TRASEIRO Disco de 220 mm
PNEU DIANTEIRO 110/70R 17 M/C 54H
PNEU TRASEIRO 150/60R 17 M/C 66H
SUSPENSÃO DIANTEIRA Garfo telescópico (41 mm) de 130 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA Mono Shock de 120 mm
CORES Vermelha, preta e amarelo

Fonte: motoo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.