A Honda CB 300F Twister 2023 teve seu 2º aumento de preço no Brasil desde o lançamento no final de janeiro. Os novos valores são R$ 21.720 (CBS) e R$ 22.650 (ABS) para tabela que entra em vigor a partir de 1º de agosto, segundo apurou o MOTOO.
Em relação aos valores anteriores, houve acréscimo de R$ 630 na opção com freios CBS, enquanto a Twister ABS aumentou em R$ 660. Vale lembrar que o modelo foi lançado no país no início do ano por R$ 18.900 (CBS) e R$ 19.800 (ABS), assim, com a nova alta, já acumula aumento de mais de R$ 2.800 (veja detalhes na tabela abaixo).
VERSÃO | JANEIRO | ABRIL | 1º AUMENTO | AGOSTO | 2º AUMENTO | AUMENTO TOTAL |
CB 300F Twister CBS | R$ 18.900 | R$ 21.090 | + R$ 2.190 | R$ 21.720 | + R$ 630 | + R$ 2.820 |
CB 300F Twister ABS | R$ 19.800 | R$ 21.990 | + R$ 2.190 | R$ 22.650 | + R$ 660 | + R$ 2.850 |
No site da fabricante os novos valores públicos sugeridos são anunciados como base para o Distrito Federal, sem incluir o frete. Questionada por nossa reportagem, a Honda afirmou que o novo aumentou “se fez necessário considerando os impactos e correções de toda a cadeia produtiva”.
Quando os valores da Twister subiram em abril passado, a empresa havia dado este mesmo motivo.
Vendas da Twister
O modelo vem desempenhando emplacamentos superiores, mensalmente, em relação à rival Yamaha FZ25. Em maio passado, a CB 300F bateu seu recorde de vendas no Brasil com mais de 5,5 mil unidades. Entre janeiro e julho, o modelo da Honda alcançou 25.011 exemplares registrados no país. Como as vendas começaram no final de janeiro, a CB 300F Twister ainda está atrás da FZ25 no aculumado, já que a rival apresentou 25.318 unidades emplacadas no período.
Como é a CB 300F?
A CB 300F está equipada com novo motor monocilíndrico flex, de 293,5 cc, que rende até 24,7 cavalos a 7.500 rpm (etanol), enquanto o torque máximo é de 2,61 kgfm a 5.500 rpm (gasolina). Este propulsor é do tipo OHC e está equipado com injeção eletrônica, além de trabalhar com câmbio de 6 marchas – veja os detalhes completos na ficha técnica no final da reportagem.
Este propulsor é derivado diretamente do anterior, da CB 250F Twister, aumentando tamanho, potência e torque. O motor da antecessora, com 249,5 cc, rendia 22,6 cavalos e 2,28 kgfm de máximas. Desse modo, a potência cresceu 9,3% enquanto o torque subiu 15,5%. Para o motor ficar maior, a Honda aumentou o diâmetro do cilindro, que passou de 71 para 77 mm, mas manteu o curso de 63 mm.
De acordo com a fabricante, isso permitiu o aperfeiçoamento do cabeçote de quatro válvulas e consequente ganho para o sistema de alimentação e exaustão do motor.
Consumo
Em testes feitos pelo Instituto Mauá, a CB 300F Twister tem consumo médio de 39,75 km/l (gasolina) e 25,58 km/l (etanol). Isso torna a moto ainda mais econômica que a CB 250F Twister, que faz média de 35 km/l. O tanque da moto comporta 14,1 litros de combustível, ou seja, um pouco menor que o de sua antecessora, que tem 16,5 litros.
TOP SPEED
Para a CB 300F Twister, a máxima aferida por testes do Instituto Mauá é de 139,5 km/h (gasolina) e 134,4 km/h (etanol). Saiba o que mudou em relação à CB 250F Twister. Saiba o que mudou em relação à CB 250F Twister:
Suspensões
A moto conta com suspensões convencionais na dianteira, com 130 mm de curso, no lugar do garfo invertido visto na CB 300F vendida na Índia. O diâmetro dos tubos, no entanto, agora é de 41 mm, enquanto a CB 250F apresenta os seus com 37 mm.
Na parte traseira, há suspensão Mono Shock de 120 mm, substituindo a da Twister 250, que é de 108 mm. O pneu dianteiro é de medida 110/70R 17 M/C 54H, enquanto o traseiro é 150/60R 17 M/C 66H; eles são Pirelli Diablo Rosso III, desenvolvidos para a Twister 300 e fabricados no Brasil. Seu peso seco é de 139 kg. Outra novidade é o assento, agora mais esportivo do tipo bipartido, com separação entre a parte destinada ao garupa e ao piloto.
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Freios
Os freios podem vir equipados com os sistemas CBS (Combined Brake System) ou com ABS. O primeiro, mais simples, leva parte da força de frenagem do pedal de freio traseiro também para a dianteira, com o objetivo de equilibrar a motocicleta em reduções bruscas, enquanto a ABS evita o travamento. Nas duas versões a CB Twister conta com discos de 276 mm (dianteira) e 220 mm (traseira).
Tecnologia
Para a iluminação, a motocicleta possui conjunto todo de LED, enquanto o painel é LCD Blackout. O visor possui funções como contagiro, indicador de marchas, relógio, velocímetro, dois hodômetros parciais, hodômetro totalizador, além de informações como autonomia, consumo médio e instantâneo, nível de carga da bateria e luzes alerta.
A CB 300F Twister conta com embreagem assistida e deslizante, que deixa o acionamento mais leve, além de evitar o travamento da roda traseira em reduções mais bruscas de marcha. Para o mercado brasileiro, o controle de tração, visto na Índia, não foi introduzido no pacote.
No punho esquerdo da moto, a Twister 300 conta com botão que aciona, tanto o lampejador, quanto o farol alto. Para praticidade na hora de recarregar smartphone, o modelo recebeu uma tomada USB do tipo C.
Nascida no Brasil
Apesar de ter surgido primeiro no mercado indiano, a CB 300F é um modelo desenvolvido pela Honda do Brasil, como adiantamos em reportagem exclusiva. O projeto envolveu a Honda Brasil e a Honda Global, mas acabou saindo antes na Índia, também com diferenças para o mercado local.
FICHA TÉCNICA – Honda CB 300F 2023 [ATUALIZADO EM AGOSTO] |
PREÇO | R$ 21.720 (CBS) e R$ 22.650 (ABS) |
MOTOR | 1 cilindro, 293,5 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Flex (gasolina ou etanol) |
POTÊNCIA ETANOL | 24,7 cavalos a 7.500 rpm |
POTÊNCIA GASOLINA | 24,5 cavalos a 7.500 rpm |
TORQUE ETANOL | 2,60 kgfm a 5.500 rpm |
TORQUE GASOLINA | 2,61 kgfm a 5.500 rpm |
CONSUMO | Não informado |
DIÂMETRO x CURSO | 77,0 x 63,0 mm |
CÂMBIO | 6 marchas |
COMPRIMENTO | 2.084 mm |
LARGURA | 755 mm |
ALTURA | 1.075 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.390 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 177 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 789 mm |
PESO | 139 kg (peso seco) |
TANQUE | 14,1 litros |
FREIOS | ABS |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 276 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 220 mm |
PNEU DIANTEIRO | 110/70R 17 M/C 54H |
PNEU TRASEIRO | 150/60R 17 M/C 66H |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo telescópico (41 mm) de 130 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Mono Shock de 120 mm |
CORES | Vermelha, preta e amarelo |
Fonte: motoo