Motoristas devem fazer o exame toxicológico até esta quinta-feira (28) para não ser multado a partir do dia 28 de janeiro.
A obrigatoriedade é para portadores das categorias C, D e E que estejam dirigindo veículos dessas categorias. Caso o motorista esteja em motocicleta ou carro de passeio, a infração não é aplicada
VEJA TAMBÉM:
A multa é para condutores com o exame vencido há mais de 30 dias. O valor é de R$ 1.467, 35 e rende sete pontos na carteira.
O exame toxicológico é feito mediante a coleta de uma amostra de, pelo menos, três centímetros de um fio de cabelo. Caso o cabelo for muito curto, raspa-se uma pequena amostra de pelo. Em alguns casos é possível também utilizar um minúsculo pedaço de unha.
A análise do teste consegue detectar o consumo de substâncias ilícitas como anfetaminas, cocaína, codeína, crack, ecstasy, heroína, maconha, morfina e outras drogas associadas em um intervalo de até 90 dias antes da coleta.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Álcool, nicotina, anabolizantes e medicamentos no geral não são detectados pelo exame.
Para fazer o exame, é preciso buscar um laboratório credenciado no site do Senatran. O preço varia em cada estabelecimento.
Fonte: autoo