A globalização e dinamismo que o mercado automotivo ganhou com o passar dos anos fez algumas realidades mudarem no setor. Sendo assim, confira o tipo de carro que praticamente não encontra mais interessados.
Carro rejeitado
‘’Tudo muda, nada é para sempre’’, você provavelmente já ouviu essa frase ou alguma similar a ela.
Apesar desse lema valer para situações variadas, ela encontra amparo em uma realidade à que possuem os carros a diesel nos dias atuais.
Se antes modelos como picapes e SUVs com esse tipo de motor eram muito procuradas por compradores, hoje essa máxima não é verdadeira.
Assim, tal perfil de veículo tem ficado cada vez mais restrito às concessionárias, com cada vez menos procura.
Motivo da rejeição
O motivo do abandono de modelos com este tipo de combustível está ligado, entre outros fatores, ao preço do produto.
Nos últimos meses o diesel tem sido alvo de repetidos aumentos de preço, superando e muito o preço de outros combustíveis como a gasolina, por exemplo.
Atualmente o valor deste tipo de combustível está em sua maior média histórica: R$ 7,68.
Dessa forma, muita gente tem pesado esse item como um dos mais importantes para deixar de lado os carros assim.
Rentabilidade não atenua aversão
Nem mesmo a economia maior que os carros a diesel ficaram famosos por realizar, tem evitado a queda de vendas destes modelos.
Outro ponto positivo que não tem salvo os veículos a diesel é a maior força que esse combustível costuma conferir.
Desta forma, o preço elevado mais o alto valor para manutenções de carros com o uso do produto, causaram o acúmulo de veículos a diesel nas concessionárias.
Índice de queda nas vendas
As comercializações de carros a diesel no Brasil caíram 13,2% em 2023, quando comparado ao ano passado entre janeiro e maio dos respectivos anos.
Assim, o reflexo direto desta realidade é a oferta maior do que a demanda nas lojas e mudança nos padrões de vendas de modelos seminovos e usados a diesel.
Logo, quem possui este tipo de veículo e pretende vendê-lo tem encontrado maior dificuldade, tendo que diminuir seu preço e lucro, consequentemente, para conseguir fazer negócio.
Tal cenário prejudica principalmente as picapes que possuem exclusivamente este tipo de abastecimento para seus motores.
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Portanto, o índice negativo de vendas para o carro a diesel tem feito montadoras organizarem suas estratégias evitando voltar esforços para eles.
É o caso de modelos como o Jeep Renegade e o Compass, com o primeiro já fora de linha na versão diesel e planos no mesmo sentido da marca para o segundo.
Fonte: garagem360.com.br