O mercado de picapes no Brasil está aquecido com diversos lançamentos, sendo o mais recente o da linha 2024 da Fiat Strada, que ganhou motor turbo e novas versões top de linha. É ela o carro mais vendido no Brasil, com 60.933 unidades emplacadas até o final de julho.
Entre as picapes, a diferença da Strada à frente é bastante grande e sua maior concorrente hoje, a Chevrolet Montana, aparece em um segundo pelotão, com 17.011 emplacamentos, logo atrás da Volkswagen Saveiro, prestes a mudar, com 24.442 unidades vendidas neste ano.
Lá atrás aparece a Renault Oroch com 7.025 vendas nos sete primeiros meses. A picape da Renault foi reestilizada há pouco tempo e ganhou motor 1.3 turbo de 170 cv na versão top de linha e manteve o 1.6 aspirado de 120 cv. Os preços mais altos podem explicar esses números.
Em relação à Strada, por exemplo, a versão mais simples da Oroch custa R$ 117.700. A Strada Freedom 1.3 de 107 cv, a cabine dupla mais barata, sai por R$ 112.990. As duas têm uma lista de equipamentos que contam com ar-condicionado, direção com assistência, vidros e travas elétricas e preparação para som. Vantagem da Fiat é ter os airbags laterais.
A intermediária da Oroch é a Intense, de R$ 122.900. Acrescenta central multimídia com tela de 8 polegadas, barras no teto, rodas de liga leve, farois de neblina e vidros traseiros elétricos. O motor é o mesmo 1.6 de 120 cv com câmbio manual.
Por R$ 120.990, no entanto, já é possível levar a Strada Volcano com câmbio automático. É a versão mais completa com motor 1.3 aspirado. Se não fizer questão da transmissão sem pedal de embreagem, a versão manual é ainda mais vantajosa: sai por R$ 114.990.
A versão top de linha da Oroch, a Outsider, fica mais interessante por causa do motor 1.3 turbo de 170 cv de potência e o câmbio CVT, mas custa R$ 149.400. As novas versões da Strada que contam com motor turbinado são menos potentes, 130 cv, mas saem por R$ 132.990.
Além da potência, a Oroch pode justificar esses R$ 17 mil a mais —levando em consideração as versões mais caras— pelo porte. A Renault tem 4,72 m de comprimento contra os 4,48 m da Fiat.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Na largura, a francesa 1,83, 10 cm a mais que a picape da marca italiana. Já na distância entre-eixos, determinante para o espaço interno, a Oroch tem 2,83 m, outra vez 10 cm a mais que a rival. As duas levam até 650 kg de carga.
Fonte: autoo