Sophia @princesinhamt
Carros & Motos

Picapes da VW, Renault, Nissan e Toyota desafiam a liderança da Fiat Toro no mercado: confira as novidades!

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Quando a GM lançou a nova geração da picape Montana, em 2023, houve uma expectativa de que iria travar uma briga acirrada com a Fiat Toro, que começou a ser vendida em 2016 e, desde então, nunca chegou a ter uma concorrente que ameaçou sua liderança nas vendas do segmento. 

VEJA TAMBÉM:

Apesar dos esforços da GM, isso acabou não acontecendo. Hoje em dia, conforme dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), no acumulado de janeiro a de 2024, a Fiat Toro está com 10.219 unidades vendidas, ante 5.815 da Chevrolet Montana, ou seja, ainda há uma boa vantagem do modelo da marca italiana.

Mas, a partir de 2026, enfim, a vida da Fiat Toro não vai ficar tão fácil. E parece que a própria Stellantis já sabe disso. Isso porque a picape deverá estrear o sistema híbrido flex montado em Goiana (PE), o que poderá acontecer já no ano que vem, antes de duas novas e fortes rivais chegarem ao mercado: Volkswagen Tarok e a picape da Toyota, que deverá ter a mesma base do Corolla Cross, tudo fabricado em Sorocaba (SP).

Fiat Toro vai sofrer ataques de novas rivais

Fiat Toro da linha 2024 chega quase sem mudanças, apenas detalhes discretos
Fiat Toro da linha 2024 chega quase sem mudanças, apenas detalhes discretos
Imagem: Divulgação

Com a provável chegada da Fiat Toro híbrida flex, haverá mais condições do embate com as novas concorrentes, que serão frutos de projetos completamente novos. A Tarok será fabricada em São José dos Pinhais (PR), com a nova plataforma MQB Hybrid e com inédito 1.5 TSI Evo 2, a ser feito em São Carlos (SP), com sistema híbrido leve.

O protótipo da Tarok foi mostrado no ão do Automóvel de 2018, em São Paulo. O projeto foi engavetado com a pandemia, por falta de componentes na indústria, entre outros problemas, mas agora está em pleno vapor e deverá ser itens que servirão de trunfos na briga com a Toro, como a porta da caçamba bipartida da picape da Fiat.

Já a picape da Toyota deverá ser baseada no protótipo EPU, que foi mostrado em novembro do ano passado no Salão de Tóquio (Japão). Assim como a Tarok, o modelo da marca japonesa deverá ter ligação entre a cabine e a caçamba para que o usuário possa levar objetos mais compridos, seguindo a tendência das picapes se aproximarem cada vez mais dos SUVs nos mais variados aspectos.

Protótipo Niagara vai dar origem a uma picape para concorrer com Fiat Toro, Chevrolet Montana e outras
Protótipo Niagara vai dar origem a uma picape para concorrer com Fiat Toro, Chevrolet Montana e outras
Imagem: Carlos Guimarães

Embora a Toyota não confirme, a nova picape intermediária eletrificada deverá ser fabricada em Sorocaba (SP), onde vai se concentrar a fabricação da marca no Brasil, uma vez que a unidade de produção em Indaiatuba (SP) será desativada gradualmente até 2026. 

Além dos modelos da Volkswagen e Toyota, a Nissan e a Renault também preparam picapes rivais da Fiat Toro, ambas fabricada sobre a mesma plataforma do protótipo Niagara, que foi apresentado no Rio de Janeiro, em outubro. O  novo utilitário será fabricado em Córdoba (Argentina), com estrutura monocoque, cujo projeto está sendo realizado no Centro de Design da  Nissan no Brasil, com a ajuda de ferramentas de “” .

O projeto de duas novas picapes da Renault e  Nissan, com o mesmo porte da Fiat Toro, Chevrolet Montana, Ford Maverick, entre outras, aguarda uma fase crucial: o anúncio do investimento das duas empresas para estabelecer o volume de produção, a adaptação da linha de montagem, a criação de possíveis novos empregos e a data oficial de lançamento. 

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Fonte: autoo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.