A Anfavea, associação que reúne as fabricantes de veículos instaladas no Brasil, divulgou os dados de produção relativos ao primeiro trimestre deste ano.
Segundo a entidade, apesar da melhora nos números em março, a produção acumulada no primeiro trimestre ficou cerca de 50 mil unidades abaixo dos níveis pré-pandemia.
De janeiro a março foram produzidos 538 mil veículos, apenas 8% a mais que no início do ano passado, quando a crise dos semicondutores estava no auge. Para veículos pesados, houve redução de cerca de 30% no volume de produção.
A Anfavea salienta que, ao longo do primeiro trimestre de 2023, suas filiadas reportaram oito paradas temporárias de fábricas e dois cancelamentos de turno.
“A diferença é que no ano passado o motivo para as paralisações era somente a falta de componentes, enquanto agora já há outros fatores provocando férias coletivas, como o resfriamento da demanda”, analisa Márcio de Lima Leite, presidente da associação.
A Anfavea declara ainda que novas paradas na produção estão previstas para este mês.
Apesar do crescimento de 16,3% nos emplacamentos sobre o mesmo período do ano passado, a Anfavea salienta que a base de comparação (primeiro trimestre de 2022) é muito baixa, uma vez que faltavam carros nas concessionárias. Em relação aos volumes de antes da pandemia, a defasagem nos emplacamentos é superior a 20%.
“A fotografia do momento seria pior se não fossem as boas vendas para locadoras em março, 28% do total. Essas empresas ainda têm uma considerável demanda reprimida, mas isso não vai sustentar nossos volumes por tanto tempo caso não haja uma reação mais forte no varejo, o que depende de melhorias nas condições de financiamento, entre outras medidas para reaquecer o mercado”, pontua Márcio de Lima Leite.
Destaques no trimestre
Ao menos algumas marcas e segmentos do mercado automotivo comemoraram grandes feitos nos primeiros três meses deste ano.
A norte-americana Ram, por exemplo, registrou um salto de 519% nas vendas de suas picapes no Brasil, com 2.433 unidades comercializadas de janeiro até o mês passado.
A Ram 3500, picape que parte de R$ 484.990 na configuração Laramie e beira os R$ 540 mil no catálogo Limited Longhorn com a pintura em dois tons opcional, segue o modelo mais procurado da empresa no Brasil, registrando 1.062 unidades emplacadas no primeiro trimestre.
Eletrificados
A ABVE, por sua vez, anunciou que a venda de automóveis leves eletrificados bateu novo recorde no primeiro trimestre de 2023.
De acordo com dados compilados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico foram 14.787 eletrificados leves vendidos, 50% a mais do que o mesmo período de 2022 (9.844).
Os modelos nacionais híbridos flex da Toyota seguem na preferência dos brasileiros quando o assunto são carros eletrificados.
Em março, o Corolla Cross Hybrid somou 1.184 emplacamentos, seguido pelo Corolla Hybrid (583 unidades vendidas), Volvo XC60 PHEV (504 unidades), CAOA Chery Tiggo 5x Pro Hybrid (355 unidades) e CAOA Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid (287 unidades).
Fonte: autoo