Em uma decisão que provavelmente não surpreenderá quem acompanha o mercado de veículos elétricos, a Stellantis anunciou mais um atraso no lançamento da Ram 1500 REV totalmente elétrica.
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Agora, a picape está prevista para chegar ao mercado apenas em 2026. O motivo? A empresa culpa a “demanda desacelerada” do setor por picapes elétricas, o que, na prática, significa que os consumidores ainda não estão prontos para trocar seus modelos a gasolina por veículos movidos a bateria.
Mas a Stellantis tem um plano B: a Ram 1500 Ramcharger, uma versão com extensor de autonomia, que será lançada em 2025 para preencher essa lacuna.
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Um plano alternativo: Ram 1500 Ramcharger chega em 2025
Revelada no início de 2023, a Ram 1500 REV foi inicialmente prometida para o final de 2024 como a primeira oferta elétrica da marca. No entanto, a Stellantis adiou o lançamento para o início de 2025, com o então CEO Carlos Tavares afirmando que não queria apressar um modelo tão importante.
De acordo com a Stellantis, a decisão de priorizar a versão com extensor de autonomia foi impulsionada pelo “interesse esmagador dos consumidores” e pela necessidade de “manter uma vantagem competitiva na tecnologia,” além da “demanda desacelerada por picapes BEV (elétricas de bateria) de meia tonelada.”
Em termos mais simples, os clientes parecem preferir o alcance estendido da Ramcharger, que também depende menos da infraestrutura de carregamento ainda em desenvolvimento.
A Ram 1500 Ramcharger combina um motor V6 de 3,6 litros que funciona como gerador para o pacote de baterias de 92 kWh, oferecendo uma autonomia de 1.110 km, contra 805 km da versão totalmente elétrica.
Além disso, a Ramcharger entrega 663 cv (494 kW), superando levemente os 654 cv (448 kW) da 1500 REV, embora a diferença de desempenho seja mínima.
Produção
A produção da Ram 1500 ocorrerá “principalmente” na fábrica Sterling Heights Assembly Plant, em Michigan, cobrindo tanto as versões eletrificadas quanto as tradicionais a combustão.
Essa mudança na estratégia ocorre junto com uma transição na liderança da marca Ram. Tim Kuniskis, um veterano de 32 anos da empresa, conhecido por revitalizar a Dodge com a linha Hellcat, assumiu novamente o cargo de CEO da Ram após ter se aposentado em junho. Ele substitui Chris Feuell, que deixou o cargo em meio às mudanças causadas pela renúncia de Carlos Tavares como CEO da Stellantis.
Fonte: autoo