A Peugeot revelou o aguardado facelift para a geração mais recente do 2008 comercializada na Europa. A movimentação merece nossa atenção uma vez que o SUV atualizado deverá ser produzido na Argentina para abastecer os mercados regionais, incluindo o Brasil.
Basicamente o SUV compacto passa a contar com a nova identidade visual da Peugeot, a qual foi inaugurada pela dupla 508 e 508 SW no Velho Continente.
Com isso, o Peugeot 2008 passa a ostentar uma nova grade dianteira e um para-choque revisto. O estilo, segundo explica a marca francesa, é “caracterizado por três garras leves verticais integradas nas inserções em preto brilhante no para-choque do novo 2008”.
Seguindo a revisão estética, o Peugeot 2008 recebeu rodas de liga leve com visual retrabalhado. Na parte traseira, por sua vez, as lanternas foram revistas e contam com iluminação em LED simulando as três garras do leão que caracterizam os modelos mais recentes da fabricante.
A atualização do Peugeot 2008 na Europa contempla ainda a chegada de novas opções de cores à paleta do SUV, a oferta de central multimídia com tela de 10” para todas as versões e a inclusão de mais tomadas USB para os passageiros.
Elétrico com aprimoramentos
O elétrico e-2008, por sua vez, também passa a contar com avanços significativos.
A Peugeot trouxe para o SUV o novo motor 15% mais potente, totalizando 156 cv, e passa a adotar uma bateria de 54 kWh para o modelo, o que resulta em uma ampliação da autonomia para 406 km de acordo com o ciclo WLTP. Até então, segundo o mesmo padrão, o alcance do SUV elétrico era de 406 km.
Híbrido-leve a caminho
Outra informação importante anunciada pela Peugeot é que a marca prepara um 2008 híbrido-leve, que será introduzido na Europa no começo de 2024.
A configuração será baseada no propulsor 1.2 PureTech de nova geração e contará com uma nova transmissão de dupla embreagem com 6 marchas e um pequeno motor elétrico acoplado que ajuda a incrementar, de forma discreta, a potência e o torque do SUV.
Contando com arquitetura elétrica de 48V, a Peugeot adianta que o sistema híbrido-leve será capaz de reduzir o consumo do 2008 em cerca de 15% na comparação com a versão 100% térmica equivalente.
Ainda de acordo com a marca, “na condução urbana, o novo 2008 equipado com o sistema Hybrid pode operar mais de 50% do tempo apenas no modo totalmente elétrico e com emissão zero”.
Segundo informações apuradas na Argentina, a produção local do novo Peugeot 2008 pode ocorrer entre o fim deste ano e o começo de 2024. Por aqui provavelmente o SUV deverá ser equipado com o motor 1.0 turbo com injeção direta presente em outros modelos da Stellantis tais como o Fiat Fastback. A eventual localização do 2008 Hybrid também é algo que pode figurar nos planos.
De acordo com rumores que circulam no Brasil, o atual 2008 de primeira geração produzido em Porto Real (RJ) pode seguir em linha mesmo com a chegada do SUV mais atual, sendo reposicionado como o utilitário esportivo de entrada da marca no país.
Atualmente a Peugeot já comercializa no Brasil o e-2008 alinhado com o modelo oferecido na Europa. Certamente o facelift do SUV elétrico deverá chegar ainda neste ano ao mercado.
Fonte: autoo