Em parceria com a Petrobras, a Vibra, líder em distribuição de combustíveis e de lubrificantes, irá colocar no mercado a primeira gasolina com carbono neutro do Brasil. Confira a seguir o que isso significa e qual será o impacto para o meio ambiente.
Gasolina com carbono neutro é importante passo na transição energética da Petrobras
A nova gasolina Petrobras Podium carbono neutro é a primeira cujas emissões são totalmente compensadas.
A compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) geradas em todo o ciclo de vida da gasolina, desde a origem até o uso, por meio de créditos de carbono gerados por ações de preservação florestal de biomas nacionais, será feita pela Petrobras.
Licenciada pela Petrobras, a Vibra tem a maior rede de postos do País. A disponibilização da nova gasolina fortalece a linha de produtos da empresa.
“Temos a responsabilidade, como a maior distribuidora de combustíveis do País, de dar o exemplo e apoiar nossos clientes em sua transição energética. Ter a gasolina Petrobras Podium carbono neutro em nossos postos é um passo importante nesta missão“, ressalta Vanessa Gordilho, vice-presidente de negócios e marketing da Vibra.
Emissões neutralizadas em todas as etapas do ciclo de vida do combustível
Segundo a Petrobras, a neutralização – via aquisição e aposentadoria de créditos de carbono– tem o objetivo de compensar as emissões de GEE.
A Petrobras mensurou os GEEs emitidos em todo o ciclo de vida do produto pela metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do “berço à roda”.
Isso inclui as emissões de fontes controladas diretamente pela empresa e, também, das fontes indiretas de emissões no uso do produto.
Embora o combustível seja fóssil e, portanto, emita GEEs durante sua produção e uso, as emissões são compensadas antes da venda ao consumidor.
O usuário final vai comprar uma gasolina neutra em carbono, abastecer, rodar com seu veículo, e as emissões geradas já vão ter sido compensadas.
Dessa forma, a Petrobras garante a compensação das emissões em toda a cadeia de produção de petróleo, refino, distribuição e consumo da nova gasolina Petrobras Podium.
De acordo com o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da estatal do petróleo, Maurício Tolmasquim, a Petrobras já reduziu em cerca de 40% suas emissões de GEEs desde 2015.
Continue por dentro: Gasolina terá maior concentração de etanol para se tornar mais sustentável e barata
Fonte: garagem360.com.br