Saber a preferência dos consumidores a respeito de marcas de automóveis é algo comum e, de certa forma, as vendas refletem um pouco disso. Mas e quanto aos vendedores, que convivem diariamente com diversos modelos e fabricantes? Afinal, qual é a marca mais amada por eles?
No brasil, até onde se sabe, não há nenhum dado a respeito, mas na França, uma entidade realiza há vários anos uma pesquisa justamente para saber isso.
A Mobilians, associação que reúne concessionárias de automóveis, oficinas mecânicas, revendedores de peças, empresas de aluguel de veículos e outros negócios do setor de mobilidade, acaba de divulgar sua pesquisa de 2024. O objetivo foi avaliar o nível de satisfação dos concessionários sobre as marcas de veículos que representam.
O levantamento, batizado “A Classificação de Amor dos Fabricantes”, aborda critérios como vendas de veículos novos e usados, serviços de oficina, comercialização de peças de reposição, financiamento, marketing e publicidade.
O resultado é bastante esclarecedor já que mostra mudanças constantes de ano para ano.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Na edição de 2024, o estudo coletou dados de 372 gestores entre 4 de julho e 10 de outubro de 2024 e revela um cenário de alta satisfação para algumas marcas, enquanto outras enfrentam problemas, especialmente duas francesas.
BMW se destaca e Renault salva as francesas
A BMW terminou como campeã deste ano com uma pontuação de 7,27 em uma escala de 10, seguida de perto pela sua marca irmã Mini e pela Renault, que ficou em terceiro lugar. Este é um belo salto para a marca francesa, que subiu do quinto lugar no ranking de 2023 para uma posição entre as marcas mais bem avaliadas.
A Mercedes-Benz se recuperou e subiu 15 posições no ranking, fechando a edição de 2024 com um honroso quarto lugar. A Dacia, subsidiária romena da Renault que produz Logan, Sandero e Duster, terminou em quinto, com pontuação de 6,59.
Honda despenca e marcas da Stellantis vão mal
A Honda, que ocupava a liderança no levantamento anterior, apresentou uma queda expressiva, passando para o 19º lugar. A marca japonesa registrou uma média de satisfação de apenas 4,5 em 10, uma das mais baixas da pesquisa. A Toyota também caiu, saindo de segundo para oitavo lugar, com média de 6,51.
A pesquisa de 2024 destaca também um cenário problemático para as marcas do grupo Stellantis. Sua marca mais bem avaliada, a Fiat, alcançou apenas a 18ª posição, com uma nota de 4,8.
Peugeot, Opel, Jeep, Citroën, Alfa Romeo e DS ficaram entre as últimas colocadas do ranking. A Jeep, por exemplo, ficou na 24ª posição com uma média de 4,19, enquanto a Citroën e a Alfa Romeo empataram em 25º lugar, com uma pontuação de 4,17.
Rentabilidade também deixa a desejar
O levantamente traz outra má notícia para a Stellantis. Segundo a maior parte dos lojistas franceses, as marcas do grupo não dão dinheiro.
Numa lista liderada pela Mini com nota 8,06, a Alfa Romeo foi a pior, com 1,67 pontos. Perto dela estão a Citroën (2,16 pontos) e Opel (2,3 pontos).
Das 12 marcas com pontuação abaixo da média, sete pertencem à Stellantis. Embora seja apenas um retrato específico de um mercado, não deixa de ser um termômetro interessante.
Fonte: autoo