Conforme foi anunciado pelo governador do RS Eduardo Leite, em agosto, começou na última segunda-feira (16) a instalação do sistema free flow de pedágio no Rio Grande do Sul. A princípio, o pedágio funcionando por câmera vai operar com tag ou pagamento pelo site.
Pedágio funcionado por câmera no Rio Grande do Sul
O segundo dois seis pontos já estão instalados no Caminho das Serras Gaúcha (CSG), no km 151,9 da ERS-122, no município de São Sebastião do Caí (RS).
Até o fim do mês, um terceiro deve ser instalado no km 6,5 da ERS-446, também na Serra Gaúcha.
Além disso, a Rodovia Rio-Santos (BR-101) também vai receber três pontos já definidos.
A iniciativa faz parte da parceria entre o Governo do Estado e o consórcio Caminhos da Serra Gaúcha. O free flow busca eliminar as praças de pedágio tradicionais, reduzir possíveis congestionamentos e oferecer mais comodidade aos motoristas.
O pedágio funcionando por câmera, já aprovado pelo Contran, já passa por testes desde o início do ano. Em tese, permite uma viagem sem paradas ou redução de velocidade em locais de cobrança. Em outras palavras, sem barreiras.
Há duas formas de cobranças:
- TAG instalada no parabrisa, assim o sistema faz a leitura e a cobrança pode ser acompanhada por um aplicativo e paga por diferentes formas de pagamento. A princípio, é ideal para
- Leitura da placa dos veículos.
Benefícios do sistema free flow
Além de facilitar o acesso, há uma série de benefícios com o free – flow, principalmente se o veículo tiver a tag.
De acordo com a ConectCar, empresa que sua própria solução de Tag para o sistema, há uma série de vantagens em solicitar a tag estão:
- Com a solução, o motorista pode acessar o pagamento da tarifa dentro do novo sistema sem cobrança de mensalidade;
- Os usuários evitam multas dos pórticos sem cancelas;
- Com o pagamento em dia dos trajetos Free Flow, os motoristas podem economizar nas cobranças com os descontos exclusivos – que variam entre 20% e 80%.
“O lançamento da Tag Free Flow vai contribuir grandemente para facilitar o dia a dia das pessoas, principalmente da população que passa pelos pórticos do novo sistema de cobrança.”
Além disso, permite o acesso a benefícios para veículos de passeio, que começam com 5%”, ressalta o Diretor de Negócios e Produtos da ConectCar, Newton Ferrer.
Ademais, a empresa oferece descontos progressivos a partir do segundo acesso no mês, o que ajuda a reduzir os custos com pedágio no fim do mês.
Fonte: garagem360.com.br