O serviço digital “Peça Legal”, criado pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) para combater o comércio ilegal de componentes provenientes de furto ou roubo de veículos, completa quatro meses com 5,7 milhões de peças registradas no sistema.
A ferramenta online mostra se o produto desejado pelo cidadão possui procedência e originalidade. Assim, o usuário tem a garantia de que o produto é legal.
Saiba como funciona o “Peça Legal” do Detran-SP
Com a nova ferramenta, o departamento registrou um aumento de 1.905% na busca de peças pelas plataformas online. Somente neste ano, 407.337 cidadãos utilizaram os canais eletrônicos (site do departamento ou app do Poupatempo) para buscar peças veiculares usadas, provenientes de desmanche.
Em 2021, 20.513 pessoas procuraram o serviço, segundo o diretor-presidente do Detran-SP, Neto Mascellani.
“Queremos oferecer mais segurança para o cidadão. O objetivo é que o usuário da funcionalidade tenha a garantia de que a peça veicular é legal. Este é o objetivo do aplicativo: disponibilizar peças de boa procedência e oferecer um sistema cada vez mais informatizado”, afirma.
Ao comprar peças cadastradas nessas empresas, além de ter a segurança de adquirir produtos de origem legal, o cidadão ajuda a combater o comércio de itens frutos de furto ou roubo de veículos e assegurar que empresas idôneas continuem atuando no mercado.
Em caso de irregularidades, o cidadão pode colaborar com a fiscalização denunciando desmanches clandestinos à Ouvidoria do Detran-SP, pelo portal do órgão, na área de “Atendimento”.
Confira passo a passo preparado pelo Detran-SP
Para realizar a pesquisa, é necessário acessar o portal do Detran-SP ou o aplicativo do Poupatempo Digital – disponível para celulares com sistema operacional Android ou iOS. A pesquisa pode ser feita por tipo de veículo, como automóvel, motocicleta, caminhão e ônibus.
Basta centralizar o código disponível no componente no meio da tela do celular ou do tablet para obter informações de cada peça. A verificação exibe o tipo, a marca, o modelo e o ano do veículo, além de identificar qual a empresa registrada que oferta a peça.
Abaixo, o passo a passo de como acessar o serviço pelo app do Poupatempo Digital:
Passo 1
Passo 2
Passo 3
Passo 4
O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui