O exame prático de direção veicular para tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi reestruturado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). Agora, os candidatos a motorista não precisam mais passar pelo teste de garagem.
Veja como tirar a CNH no Detran-PE com o fim do teste de garagem
Desde o mês de julho, o teste de garagem não faz mais parte da prova prática aplicada pelo Detran-PE, no pátio da sede do órgão, no Recife.
A medida foi baseada em estudos técnicos, além de ter respaldo no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e na resolução nº 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Essa norma do Contran discorre sobre provas, tempos e manobras, mas não exige a realização do teste de garagem.
Conforme as avaliações que estão em andamento, a modificação poderá ser estendida para outros pátios do Detran-PE, localizados no interior.
O teste de garagem consiste em estacionar o carro em marcha à ré em vagas de 90 graus.
Com a modificação, a prova prática no Recife agora limita-se às etapas de baliza, rampa e circuito de rua – que inclui sinalização semafórica, sinalização horizontal, atenção com ciclistas e pedestres.
De acordo com o diretor-presidente do Detran-PE, Carlos Ferreira, as avaliações ainda observam o desempenho do candidato.
No entanto, já é possível verificar uma redução do tempo médio total das provas.
“Os candidatos que concluíram todo o percurso tiveram uma redução aproximada de 25% na média do tempo anterior, quando a etapa garagem estava incluída”, revela Ferreira.
Outro ponto verificado foi o índice de aprovação, que apresentou um aumento de 3% em relação ao padrão do exame anterior.
Nos próximos meses, segundo afirma o dirigente do Detran-PE, os dados serão mais precisos, mostrando uma realidade que vai somar o treinamento nas autoescolas, com mais tempo de aula prática, com a avaliação no pátio de exames.
“A medida permite extrair ao máximo a habilidade técnica do candidato, uma vez que a baliza é o quesito que apresenta maior reprovação”, destaca o gerente de Habilitação de Condutores do Detran-PE, Nivaldo Carneiro.
O pátio de exames práticos de direção veicular na sede do Detran-PE recebe, por dia, em torno de 500 candidatos à primeira CNH.
Atualmente, o índice de reprovação fica em torno de 55%.
Em 2022, o órgão emitiu 77.955 CNHs. No primeiro semestre de 2023, já foram emitidas 37.790 novas habilitações.
Veja também: CNH 2024: como emitir habilitação, preço médio e dicas
Fonte: garagem360.com.br