Diante do desafio de eletrificar suas linhas de produtos em mercados desenvolvidos, as fabricantes de automóveis têm investido na transformação das linhas de montagem e do processo produtivo de veículos. Um dos pontos cruciais é garantir o fornecimento de baterias e algumas têm optado por ter a produção em suas mãos.
É o caso da Hyundai Motor Group (HMG), que junto da LG Energy Solution (LGES) anunciou uma nova fábrica para a produção de células de bateria para veículos elétricos nos Estados Unidos. As empresas assinaram um memorando de entendimento para fabricar baterias de veículos elétricos nos EUA e acelerar os esforços de eletrificação do grupo na América do Norte.
A unidade, propriedade de 50% do Grupo Hyundai Motor e 50% da LGES, terá um investimento de mais de US$ 4,3 bilhões.
A capacidade instalada anual da nova joint venture será de 30 GWh, o suficiente para produzir 300.000 veículos elétricos por ano. A fábrica será localizada no condado de Bryan, em Savannah, Geórgia, ao lado da Metaplanta América do Grupo Hyundai Motor, que está atualmente em construção. A construção da fábrica está prevista para começar no segundo semestre de 2023, com a produção de baterias planejada para começar até o final de 2025.
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A Hyundai Mobis irá montar as baterias usando células da fábrica e fornecê-las para as linhas de montagem do Grupo Hyundai Motor nos Estados Unidos, para a produção dos modelos elétricos da Hyundai, Kia e Genesis. Essa nova instalação ajudará a criar um fornecimento estável de baterias na região e permitirá ao grupo responder rapidamente à crescente demanda por veículos elétricos no mercado dos EUA.
Fábrica na França
Enquanto isso, a Stellantis, em parceria com a TotalEnergies e a Mercedes-Benz, celebrou a inauguração da gigafábrica de baterias da Automotive Cells Company (ACC) em Billy-Berclau Douvrin, na França. Essa gigafábrica é a primeira de três planejadas na Europa e possui uma capacidade inicial de linha de produção de 13 GWh, que será ampliada para 40 GWh até 2030. A ACC irá fabricar baterias de íon-lítio, com uma pegada mínima de CO2, contribuindo para a meta da Stellantis de aumentar a capacidade de fabricação de baterias para 250 GWh na Europa até 2030.
A Stellantis tem como objetivo oferecer uma ampla gama de tecnologias de bateria em seu portfólio de marcas e planeja lançar 47 modelos de veículos elétricos a bateria (BEV) até o final de 2024. Além disso, a empresa está explorando soluções inovadoras, como as baterias de estado sólido da Factorial e as baterias de lítio-enxofre da Lyten, visando melhorar o desempenho dos veículos e proporcionar uma experiência de veículo elétrico mais sustentável.
Como parte de sua estratégia Dare Forward 2030, a Stellantis tem como meta alcançar 100% de vendas de veículos elétricos a bateria na Europa e 50% nos Estados Unidos até 2030. A empresa está comprometida em se tornar uma corporação neutra em carbono, abrangendo todas as áreas, até 2038, com uma compensação de emissões remanescentes em um único dígito.
Fonte: autoo