Apesar do anúncio de retomada do imposto de importação para carros elétricos, o brasileiro ainda aposta nesse tipo de veículo.
De acordo com uma pesquisa do Webmotors Autoinsights, a procura por eletrificados cresceu 145% em setembro de 2023 em relação ao mesmo mês do ano passado.
Esses são os carros elétricos mais baratos do Brasil
O levantamento também aponta um aumento de 77% na procura por modelos 0 km na plataforma em idêntico período.
“É importante observar que, a partir de outro estudo inédito a respeito das intenções de compra dos usuários da plataforma, 61% dos entrevistados responderam que estão dispostos a pagar um valor mais alto por modelos eletrificados”, afirma o CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic.
A princípio, na lista dos mais procurados pelos usuários do Webmotors de janeiro a setembro deste ano alguns dos principais modelos da BYD vendidos no país, com destaque para o BYD Han.
Ademais, entre os usados, o Porsche Taycan lidera o ranking.
Ranking dos veículos elétricos 0Km mais buscados no primeiro semestre de 2023 no Brasil:
- BYD Han
- BYD Yuan Plus
- Volvo XC40
- BYD Dolphin
- BYD Tan
Ranking dos veículos elétricos usados mais buscados no primeiro semestre de 2023 no Brasil:
- Porsche Taycan
- Volvo XC40
- MINI Cooper SE
- Audi e-tron
- Nissan LEAF
BYD lidera emplacamentos
Em outubro, os brasileiros compraram 2.370 carros elétricos, assim foi possível bater um novo recorde de emplacamentos em um único mês.
As vendas de outubro representam um aumento de 272% em relação ao mesmo período de 2022, quando 636 unidades foram vendidas. Em relação a setembro, o crescimento foi de 29,5%.
De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o carro mais emplacado foi o BYD Dolphin com 1.366 unidades vendidas.
O hatch fenômeno mundial foi lançado em julho e já ocupa uma larga vantagem em relação ao segundo lugar, o BYD Yuan Plus, com 215 vendas.
Em terceiro vem o Volvo XC40 com 130 registros.
A BYD, por sua vez, começou a comercializar carros elétricos no Brasil em 2022 e já lidera com folga as vendas.
No entanto, a greentech chinesa já tem uma história no país, iniciada em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica em Campinas (SP) para a montagem de ônibus 100% elétricos.
Em 2017 veio a segunda fábrica, mas para produção de módulos fotovoltaicos (também em Campinas.
O próximo passo da marca é a produção nacional dos seus carros elétricos. Recentemente anunciou a fabricação do BYD Dolphin e do Yuan Plus no Brasil, a princípio, na unidade de Camaçari (BA), antiga fábrica da Ford.
Confira também: Novo carro elétrico de 7 lugares chegará ao BR para competir com o BYD Tan
Fonte: garagem360.com.br