A repercussão do filme “Ainda Estou Aqui”, que concorre ao Oscar e já levou prêmios importantes, incluindo o Globo de Ouro para a atriz Fernanda Torres, tem tomado conta dos notíciários no Brasil e no mundo. Conta a história da resistência de uma família durante o período de ditadura militar. Pois bem, no mercado de veículos, existem modelos que têm resistido ao tempo e estão há mais de 20 anos por aqui.
VEJA TAMBÉM:
A seguir, mostramos 5 destes veículos “heróis da resistência”, que ainda estão no mercado brasileiro, passando por crises econômicas, mudanças de paradigmas, pandemia, chegada da nova era da mobilidade, eletrificação generalizada, entre outros desafios.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
1 – Toyota Corolla
O sedã médio começou a ser fabricado em Indaiatuba (SP), em 1998. Portanto, em 2025, o carro completa 27 anos saindo na linha de montagem no Brasil. Tem evoluído ao longo do tempo e, por ter sido o primeiro nacional híbrido flex feito no país, ainda tem conseguido bons números de vendas graças a um público fiel. Mas vai perdendo espaço para a versão SUV, o Corolla Cross.
Mesmo assim, o Corolla ainda tem futuro. A nova geração deverá chegar em 2027, com sistema híbrido plug-in, visual renovado e autonomia bem animadora depois de poder ter as baterias recarregadas na rede elétrica. Estima-se que poderá chegar a superar 2.000 km com apenas gasolina no tanque e com carga total.
2 – VW Saveiro
Imagem: Divulgação
A picape leve da marca alemã está no Brasil desde 1982, portanto, há 43 anos. No início, tinha apenas versões movidas por motor refrigerado a ar, que veio do Fusca e passou por algumas adaptações para ser instala na parte dianteira. Passou por várias mudanças e diversas versões, sendo a primeira do segmento a ter controle eletrônico de estabilidade (ESP).
Recebeu retoques no desenho, entre outras mudanças, em 2023 e teve nada menos que 56.979 unidades vendidas em 2024, vendendo mais que o moderno crossover Nivus (55.922). Mas pode deixar de ser produzida a partir de 2026 com a chegada da Tarok, que ser[á fabricada no Paraná, para concorrer com Fiat Toro, Chevrolet Montana, Ford Maverick e outras.
3 – Honda Civic
Imagem: Divulgação
A partir de janeiro de 1998 a marca japonesa começou a fabricar o Civic em Sumaré (SP). Desde então, o rival do Corolla teve uma trajetória brilhante no Brasil. Deixou de ser montado aqui em outubro de 2021 como um dos modelos mais sofisticados e bem acertados à venda no país, com motor turboflex e uma solidez elogiável.
Passou a ser importado na versão híbrida e na esportiva Type R em 2023. Se mantém como um dos carros com maior prestígio, mas suas vendas caíram bastante, tanto pela queda na participação dos sedãs e hatches médios no mercado quanto pelo grande aumento de preços.
4 – Chevrolet S10
Imagem: Divulgação
A picape da GM começou a ser montada no Brasil a partir do início de 1996, ou seja, já se passaram 28 anos. Foi a primeira picape média a ser feita no país, uma vez que a Toyota Hilux era importada da Argentina, bem como a Ford Ranger. O sucesso do modelo Chevrolet S10 veio rápido e se prolongou ao longo do tempo.
Depois da chegada dos modelos intermediários, abaixo dos médios e acima dos leves, a S10 perdeu um pouco do seu apelo no mercado, mas ainda se mantendo com bom nível de vendas, acima das 25 mil unidades/ano. Terá grandes desafios pela frente, na era da eletrificação.
5 – Audi A3
Imagem: Divulgação
É um dos únicos sobrevientes do segmento de hatches médios. Foi fabricado no Brasil, no Paraná, a partir de 1999, há 26 anos. Se tornou um dos modelos mais cobiçados pela junventude, com prestígio da marca trazida por Ayrton Senna e com uma série de itens sofisticados, entre os quais câmbio automático com trocas por botões no volante.
Atualmente e importado em pequenos volumes. Em 2024, segundo dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), o Audi A3 destacou-se como o mais vendido do quase extinto segmento, com 346 unidades emplacadas.
Fonte: autoo