Ao longo de 2024 a cidade de São Paulo deverá receber 400 novos ônibus elétricos Marcolopo Attivi Integral, modelo que foi aprovado pela São Paulo Transporte S/A (SPTrans) – responsável pela gestão do sistema de transporte público por ônibus na capital paulista.
VEJA TAMBÉM:
Após a aprovação do veículo, a Marcopolo inicia a fase de demonstrações do modelo para as operadoras de ônibus de São Paulo. A produção dos veículos iniciará a partir das demandas das empresas que atuam na cidade.
Durante três meses, o Attivi Integral foi submetido a diferentes avaliações, como o desempenho em subidas de até 17% na inclinação de rampas, com o carro totalmente carregado, testes de aceleração e frenagem de emergência, análises do sistema de direção, raio de giro e o mais complexo teste de autonomia, com condições de 50%, 75% e 100% de carregamento de passageiros, inclusive em temperatura ambiente mais severa, em torno de 37°C.
Entre os destaques do Attivi está o sistema de freio regenerativo, que permite o aumento da eficiência energética do veículo por recargar a bateria ao longo do trajeto, por meio de um dispositivo que trabalha em conjunto com o sistema de freios ABS. Além disso, as recargas das baterias podem ser feitas por meio do sistema do tipo CCS2
O novo ônibus elétrico que vai começar a operar em São Paulo vem com motor elétrico de 523 cv e nada menos que 285,7 kgfm de torque, força que fica disponível assim que o motoirista encosta o pé direito no acelerador. Para funcionar a contento, o veículo de 13 metros de comprimento também conta com direção eletro-hidráulica e suspensão pneumática.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Fonte: autoo