Sim, vivemos para ver um carro eletrificado custar o mesmo preço de um 1.0. Mas não se trata de qualquer motor mil, e sim o HB20 Platinum Plus 1.0 TGDI AT, de R$ 119.590. Quase o mesmo preço do Chery iCar, de R$ 119.990, o carro elétrico mais barato do país.
Mas qual o melhor entre os dois?
Carro elétrico com preço de hatch 1.0
O HB20 Platinum Plus é o topo de linha do hatch, que é um dos mais vendidos da categoria. Do outro lado, o Chery iCar, um carro elétrico pequeno, voltado para o uso urbano.
Começando pela motorização. O HB20 conta com um motor turbo, capaz de desenvolver 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque, enquanto o iCar não passa dos 61 cv de potência e 15,3 kgfm de torque.
Na questão das dimensões e espaço, o modelo da Hyundai também leva vantagem. Ele conta com as seguintes medidas: 4.015-4.325 mm C x 1.720 mm L x 1.470 mm A. Já o elétrico é bem menor, com 3.200 mm C x 1.670 mm L x 1.590 mm A.
Se levar em consideração o porta-malas, aí as coisas ficam difíceis para o mini carro. O iCar tem apenas 100 litros de espaço, ante 300 litros do HB20.
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Onde o iCar ganha?
Mas para não dizer que o elétrico sai perdendo em todos os quesitos, vamos às vantagens. Primeiro, a emissão de gases, que nos modelos elétricos é quase nula. Além disso, tem o ruído zero e o menor custo para rodar.
De acordo com a medição da Moura, para carregar uma bateria de 30,4 kWh, como a do Chery são necessários pouco mais de R$ 30,00. A autonomia do modelo é de 197 km (vamos arredondar para 200 km para facilitar o cálculo).
O Hyundai HB20 faz 12,2 km/l na cidade com gasolina. Para rodar os mesmos 200 km na cidade, com custo médio da gasolina em R$ 5,52 é necessário pouco mais de 16,5 litros, o que no final temos R$ 91,00. 3 vezes mais do que o pequenino.
Além disso, o elétrico não paga IPVA em vários estados, e o iCar tem um valor de seguro mais barato do que o HB20.
Vale a pena comprar o Chery iCar?
A princípio sim, sobretudo se você morar na cidade, com maior facilidade de recarga . Vai ser um excelente carro para pequenos percursos, uma vez que é acessível, eficiente, fácil de manobrar, além de caber em qualquer espaço.
Não é um carro que vai quebrar facilmente, não precisa se preocupar com trocas de óleo e as revisões são a cada 30 mil km e não 10 km como os modelos a combustão.
O iCar também é um carro que oferece tecnologias avançadas e um bom desempenho. Ele peca apenas em ter limitações no espaço interno e acabamento. Muitas das peças são de plástico rígido, o que contribui para o menor peso (apenas 950 kg) e o desempenho.
Por fim, o preço, que apesar de ainda passar dos R$ 100 mil é o carro elétrico mais barato do mercado.
Fonte: garagem360.com.br