A tecnologia avança continuamente, mas junto com ela também aumenta a sofisticação dos crimes. Cada vez que as medidas de segurança antirroubo evoluem, os bandidos buscam novas formas de burlá-las. Com as motocicletas cada vez mais potentes e tecnológicas, a cobiça dos criminosos aumenta ainda mais. Para evitar os furtos, a BMW desenvolveu um sistema para dificultar ações mal-intencionadas. Entenda!
BMW iFace – o novo sistema da BMW anti furto e roubo
A marca alemã desenvolveu o BMW iFace, um moderno sistema de reconhecimento facial e da íris-córnea que dispensa o uso da tradicional chave de ignição. A ideia é não apenas aumentar a segurança contra furtos e roubos, mas também facilitar a vida do condutor, já que o sistema dispensa até mesmo as chaves inteligentes de presença.
O sistema escaneia o rosto do usuário em 3D, usando iluminação infravermelha para detectar características faciais de forma precisa. Se reconhecido, a moto é liberada automaticamente.
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
Um dos motivos para o BMW iFace ser tão inovador é o pioneirismo da tecnologia empregada exclusivamente para motocicletas. Para seu desenvolvimento, a marca precisou da ajuda de “profissionais” do ramo de roubo de motos da Alemanha, para que pudesse ser eficaz contra as táticas dos ladrões mais criativos.
Além disso, o sistema também pode autenticar a identidade do piloto por meio da varredura da íris-córnea, mesmo com capacete. Para isso, usa um filtro de polarização que permite a leitura em diferentes condições de luz, mesmo com uso de óculos ou lentes de contato.
Outro ponto positivo da tecnologia é o registro da face de quem tenta furtar a moto e envia para as autoridades locais. Caso o infrator não tenha seus dados biométricos registrados no banco de dados da polícia, o próprio sistema adiciona essas informações em seu banco de dados para usar em comparações futuras. A ideia é reforçar a base de dados e dar suporte às autoridades da área.
Por fim, o iFace também envia uma mensagem codificada para a central da BMW informando a posição geográfica da moto.
A importância deste tipo de tecnologia no mercado.
O BMW iFace é uma novidade que traz mais segurança e comodidade para os motociclistas, mas certamente não é garantia de proteção total contra roubos. Ainda assim, é uma inovação importante que ilustra como a tecnologia pode ser usada para ajudar a combater a criminalidade e manter os usuários de motocicletas mais protegidos em meio ao trânsito urbano cada vez mais congestionado e perigoso.
O que você achou? Siga @diadeajuda no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Fonte: garagem360.com.br