Logo após a redução de 12,6% no preço, anunciada pela petrobras há alguns dias, mudanças na cobrança do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) podem deixar a gasolina mais cara. De competência estadual, o tributo passa a ser cobrado no valor fixo de R$ 1,22 por litro a partir desta quinta-feira (1º), em todos os Estados.
Com gasolina mais cara, especialista ensina como economizar
Com valores mais altos a pagar nas bombas de abastecimento, a solução é buscar estratégias para economizar na hora de abastecer os veículos, segundo ressalta a educadora financeira Aline Soaper:
“O consumidor deve ficar atento para saber se os postos de combustíveis vão repassar esse ajuste de forma justa. Isso porque, o ICMS é apenas uma parte do preço total da gasolina. O imposto tem peso de 20,5% no custo total do produto. Os postos têm liberdade para colocar seus próprios preços e pode acontecer de haver preços abusivos, como já estamos vendo mesmo antes do anúncio do aumento. É importante, na hora de comprar, que o consumidor pesquise o preço, faça consulta em mais de um posto, para poder economizar.”
A especialista também ressalta que é importante que o motorista esteja atento à manutenção do veículo. Manter os pneus calibrados e a revisão em dia evita imprevistos e também resulta em economia de combustível. São providências simples, como a troca do filtro de ar. “É importante estar atento aos postos que batizam a gasolina, porque aí o barato pode sair caro, inclusive no que diz respeito à manutenção do veículo”, acrescenta Soaper.
A educadora financeira também recomenda, se possível, uma análise sobre a necessidade do uso do carro e a forma de fazer as viagens. Soaper ressalta ser possível planejar o uso do veículo próprio somente algumas vezes na semana.
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
Outra dica é usar os pontos acumulados nos programas de benefícios de cartão de crédito para pagar a gasolina, nos postos conveniados. Além disso, algumas redes de postos têm benefícios de acúmulo de pontos – um clube de fidelidade, que oferece descontos em postos selecionados. “Até algumas companhias áreas tem parceria com a rede de postos, que permite ganhar milhas para cada litro abastecido”, lembra.
Outra dica é dar preferência a abastecer nos postos que estão na sua rota diária, especialmente nas proximidades da casa ou do trabalho.
O custo do veículo pesa no bolso do motorista e os aumentos de combustível torna esse custo ainda mais pesado. “Para se ter uma ideia, o custo de manutenção de um veículo já quitado é, em média, de 2% do valor de compra. Ou seja, vale a pena traçar estratégias e economizar”, recomenda Aline Soaper.
Fonte: garagem360.com.br