O protótipo conhecido pelo código OWL SP600, fabricado na Itália pela empresa japonesa Aspark, bate recorde de velocidade para um carro elétrico ao atingir a marca de 438,7km/h na lista de testes de Papenburg, na Alemanha. O feito pode ser conferido no vídeo do You Tube e entra para a historia da eletrificação no mundo.
VEJA TAMBÉM:
- Supercarro elétrico bate recorde de velocidade em marcha à ré
- Aventureira bate recorde ao rodar o mundo em SUV elétrico; veja fotos
Muitos detalhes exteriores e interiores tornam o recordista da Aspark um exercício de engenharia em vez de um veículo legalizado para estradas, mas olhando para o panorama geral, não é apenas um exercício de marketing. Os veículos elétricos a bateria estão ficando cada vez mais rápidos à medida que a tecnologia BEV avança.
Essa versão do protótipo Aspark OWL SP600 é um pouco mais rápido que seu antecessor e vem com quatro motores elétricos. Mas temos que lembrar que a Bugatti costumava fabricar monstros W16 quad-turbo capazes de atingir 304,773 mph (490,484 km/h) nas instalações de testes do Grupo Volkswagen em Ehra-Lessien, na Alemanha.
Quatro motores elétricos, um para cada roda
Em total contraste com a Rimac da Croácia – que atualmente comanda a Bugatti – e a Aspark do Japão, a Bugatti parou formalmente de perseguir recordes de velocidade. O hipercarro que substitui o Chiron tem mais a ver com manuseio e emoção do que com velocidade total, com a Rimac optando por um V16 naturalmente aspirado com assistência híbrida séria em detrimento do W16 quad-turbo de 8.0L do Chiron. Bugatti e Rimac usaram pneus Michelin em suas corridas de alta velocidade para o Nevera e o Chiron Super Sport 300+.
A fabricante Aspark, com sede em Osaka, por outro lado, é retratada com borracha Bridgestone Potenza desenvolvida especificamente para esta aplicação. O vice-presidente da Bridgestone, Steven De Bock, o CEO da Manifattura Automobili Torino, Paolo Garella, e o CEO da Aspark, Masanori Yoshida, estavam presentes quando o OWL SP600 quebrou o recorde de hipercarro elétrico mais rápido do mundo em 8 de junho de 2024. Entretanto, ainda não se sabe quando será produzida uma versão definitiva do SP600 e qual será o volume.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Fonte: autoo