Depois das imagens vazadas, eis que o novo Duster é apresentado oficialmente. O carro ficou mais robusto que o seu antecessor, com materiais mais resistentes e sustentáveis, além de ter ganho espaço e capacidade de enfrentar trechos de terra. É um grande passo adiante, o suficiente para notar que a Renault vai mesmo lançar produtos mais refinados daqui em diante.
VEJA TAMBÉM:
- Nova picape da Renault tem desenho antecipado em projeções
- Renault Kardian chega em março com proposta avançada
A semelhança com o protótipo Bigster, mostrado pela primeira vez em 2021 é evidente na nova geração do Duster. Entre outros itens, chamam atenção detalhes como os largos para-lamas com proteção emborrachada, grupo ótico full led, vincos profundos no capô e nas laterais e maçanetas das portas traseiras embutidas nas colunas.
O SUV mede 4,34 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,66 m de altura, sendo 14 cm mais longo que a geração anterior. O novo Duster utiliza a arquitetura CMF-B, a mesma do Kardian que chega ao Brasil em março de 2024. Segundo a fabricante, a nova base traz melhorias na qualidade de condução e conforto, ao mesmo tempo que é compatível com motorizações híbridas.
No interior, o novo Duster conta com cluster digital de 7 polegadas e tela da central multimídia 10,1 polegadas. Quanto ao espaço interno, o novo Duster oferece 30 mm de espaço extra para as pernas traseiras e maior largura interna dianteira. O porta-malas tem abertura mais ampla e piso mais baixo, com capacidade de 472 litros representando um aumento de 6% em relação ao Duster anterior.
A versão mais potente do Duster é o Hybrid 140, com um sistema híbrido autocarregável que produz 138 cv combinados . Na Europa, o carro terá motor de quatro cilindros de 1,6 litroaspirado e o 1,2 litro turbinado, com sistema híbrido leve de 48 V. No Brasil, entre as opções de motorização, pode-se esperar pelo 1.0 turboflex do Kardian, acoplaco à caixa automatizada, de dupla embreagem e seis marchas.
A versão 4×4 opcional tem cinco modos de condução selecionáveis (Auto, Neve, Lama/Areia, Off-Road e Eco) e uma distância ao solo de 217 mm .A versão mais bem equipada pode vir com rodas de aro 18 polegadas, faróis de neblina, ar-condicionado digital, carregador de celular por indução, sistema de som Arkamys 3D de 6 alto-falantes.
Há também sistema de frenagem automática de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de velocidade, assistência de estacionamento traseir,, aviso de saída de faixa, sensor de fadiga, faróis automáticos, entre outros itens.
O preço ainda não foi divulgado. Na Europa, o novo Duster será produzido na fábrica de Pitesti, na Roménia. No Brasil, o carro deverá continuar sendo montado em São José dos PInhais (PR), com a mesma base do Kardian. Também haverá uma versão maior, o Bigster, para concorrer com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, VW Taos e companhia, com cinco lugares.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Fonte: autoo