O mercado automotivo brasileiro está passando por uma mudança silenciosa: fabricantes tradicionais, como a Ford, estão perdendo espaço para as chinesas e seus modelos elétricos. A mais nova marca chinesa a dar as caras por aqui é a Seres, trazendo o SUV Seres 3.
Seres – nova marca chinesa no Brasil
A Seres chegou ao mercado como SF Motors em 2016, como parte do SF Group. Mas somente em 2018 desenvolveu seus primeiros protótipos no Vale do Silício, na Califórnia. Em 2019 mudou de nome para Seres com objetivo de se tornar referência em mobilidade sustentável e inteligente.
De acordo com a marca, as fábricas são modernas (4.0), a fim de garantir a máxima segurança, confiabilidade, conforto e performance. Atualmente conta com mais de mil patentes técnicas nos EUA e China. Por trás, o apoio de dois dos maiores conglomerados empresariais: Dongfeng e Sokon (DFSK.
Atualmente, fabrica sistemas de trem de força para veículos elétricos, plataformas completas de veículos elétricos comerciais e de passageiros na China. Desde o começo de 2022, a Seres entregou mais de 10 mil veículos não só no país asiático, mas também na Europa e Estados Unidos.
Agora é a vez do Brasil com os Seres 3 e Seres 5. Entretanto, os planos da fabricante não param por aí. Ainda este ano, deve trazer os Seres EC31 (caminhão baú) e o Seres EC35 (furgão elétrico).
Aqui tem mais: Novo SUV elétrico chega ao Brasil e quase ninguém está falando dele
O Seres 3
A marca chega apostando alto com o Seres 3, que promete ser o SUV elétrico mais barato vendido no país.
Terá como rivais, os modelos da BYD (Song Plus, Tan e Yan Plus), o GWM Haval H6, o Chery Tiggo 8x, híbridos plug-in como o Jeep Compass, entre outros modelos que devem desembarcar por aqui.
A princípio, o Seres é um SUV com design robusto, formado por linhas suaves, mas esportivas. Tem um bom espaço interno e acabamento de qualidade, bem como alguns itens considerados premium. O que explica o preço de R$ 239.000 da pré-venda.
Quanto às dimensões, ele é um pouco maior que o Hyundai Creta: 4,38 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,65 m de altura. No entanto, o porta-malas é menor com 318 litros, ante 422 litros de capacidade do Creta.
O interior é um charme, com bancos em couro aparentemente confortáveis e espaços de armazenamento modernos e práticos. Além disso, o veículo conta com diversas tecnologias, como um cockpit digital e um sistema multimídia de 10,25 polegadas.
Uma das principais vantagens do Seres 3 é a visão panorâmica de 360° graças às suas câmeras, o que garante um estacionamento seguro e confortável. O veículo ainda conta com carregamento de telefone celular sem fio.
O motor está posicionado no eixo dianteiro, o que garante uma potência de 163 cavalos de força e 30,6 kgfm de torque. Com essa configuração, o veículo é capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas 8,9 segundos. O que peca (até agora) é bateria de 53 kW, cuja autonomia é de apenas 206 km, de acordo com o Inmetro.
Fonte: garagem360.com.br