A nova BMW S 1000 RR 2023 foi anunciada como novidade para o Brasil nesta sexta-feira, 24 de março. O preço ainda será anunciado em maio, mas a esportiva está pronta para desembarcar no mercado nacional. A esportiva passou por alterações importantes, que incluem melhorias no chassi, motor mais potente e adoção de pequenas “asas” na carenagens para otimizar a aerodinâmica.
O modelo também passa a contar com novas sistemas de Brake Slide Assist e DTC Slide Control, além da famosa aerodinâmica otimizada com “winglets”, que lembram pequenas asas como as usadas na MotoGP. A sport alemã foi lançada originalmente em 2002 e para esta temporada recebeu avanços importantes.
Para o mercado brasileio, o modelo será oferecido em três cores: tricolor, vermelha e preta. A esportiva terá o total de 4 versões, incluindo as M Package e M Carbon, além de duas variantes Premium. Todas contam o mesmo pacote eletrônico e corrente de transmissão especial M Endurance. O novo para-brisa, mais alto, também é de série, além de ponteira Akrapovic.
VEJA TAMBÉM:
Motor de 210 cavalos
Para o modelo 2023, a S 1000 RR recebeu atualização no seu famoso motor de 4 cilindros e 999 cc de cilindrada. A potência máxima passou a 210 cavalos a 13.750 rpm, 3 cavalos a mais que a versão 2022. O torque, por sua vez, se manteve nos 113 Nm máximos a 11.000 rpm. De acordo com a empresa, a faixa de rotação útil do motor é significantemente mais “ampla e completa”.
Na parte eletrônica, o destaque é a chegada das novas funções “Brake Slide Assist” e “DTC Slide Control. Ambos sistemas utilizam sensores de ângulo permitindo ao piloto utilizar derrapagens de roda traseira, tanto na frenagem como na aceleração, levando ao ABS e controle de tração atuarem somente em situações definidas.
O chassi da S 1000 RR também evoluiu, com principal objetivo de se tornar mais flexível. Para isso, o quadro recebeu diversas aberturas em suas laterais. As mudanças também deixaram o motor mais inclinado para a frente e mudaram a posição de pilotagem.
Novas asas na carenagem
A exemplo do que vimos na especialíssima M 1000 RR, a nova S 1000 RR ganhou os “winglets” nas carenagens, lembrando pequenas asas, que estão bem em moda na MotoGP e outras esportivas da atualidade. Segundo a fabricante, eles ajudam a moto a deixar a roda dianteira mais firme no chão, especialmente em acelerações.
Apesar de manter sua identidade, as carenagens da moto foram redesenhadas, incluindo frente e traseira. No mercado europeu, o modelo está disponível nas cores vermelho, preto e tricolor (azul, branco e vermelho).
MAIS DO MUNDO MOTO
Fonte: motoo