Se você é fã dos muscle cars, já deve ter sentido o baque: o Dodge Challenger e o Chevrolet Camaro deram adeus à produção, deixando o Mustang da Ford como o último sobrevivente do segmento.
VEJA TAMBÉM:
• Quais serão os 10 lançamentos da Ford em 2025?
Sem concorrência, o clássico pony car deveria estar brilhando mais do que nunca. Mas, em 2024 foi o pior ano de vendas do Mustang em toda a sua história.
E aqui vai a cereja do bolo (ou seria o limão na ferida?): o SUV elétrico Mustang Mach-E deixou o esportivo comendo poeira, tornando-se o Mustang mais vendido do ano.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Embora alguns puristas possam dizer que o Mach-E “não é um Mustang de verdade,” os números falam por si.
De herói a problemas
Nos últimos anos, as vendas do Mustang têm sido uma montanha-russa (daquelas que você evita no parque). Em 2022, o modelo teve apenas 47.566 unidades vendidas.
Em 2023, até que houve uma recuperação modesta, com 48.605 carros vendidos, mas aí veio 2024 e o cenário desandou novamente. A Ford registrou apenas 44.003 unidades do Mustang esportivos nas ruas, uma queda de 9,5% em relação ao ano anterior.
Para resumir: nos últimos três anos, o Mustang teve dois dos piores desempenhos de vendas da sua longa e gloriosa história. Dá pra imaginar? E, até agora, a Ford não deu pistas de como pretende virar o jogo.
Mach-E: o Mustang “do futuro”
Enquanto o Mustang clássico anda tropeçando, o Mach-E elétrico está a todo vapor. E não é à toa: só em 2024, foram vendidas 51.745 unidades, um salto de 26,9% em relação ao ano anterior. Incentivos generosos ajudaram, claro, mas o sucesso do Mach-E vai além disso.
O elétrico não só superou o clássico Mustang, mas também deixou para trás modelos queridos da Ford, como o Ranger (46.205 unidades vendidas) e o F-150 Lightning (33.510 unidades).
Há um detalhe importante: o Mach-E também vendeu mais do que todos os modelos da Lincoln juntos. Quem diria que um “Mustang SUV elétrico” se tornaria tão popular.
Outras estrelas da Ford
Mas nem só de Mach-E vive a Ford. Outros modelos também brilharam em 2024. O Explorer, por exemplo, manteve seu título de SUV de três fileiras mais vendido da América, com 194.094 unidades comercializadas, um aumento de 3,9%.
Já o robusto Bronco seguiu firme com 109.172 vendas (+3,3%), enquanto a picape Maverick foi a queridinha do ano, com 131.142 unidades vendidas e um crescimento impressionante de 39,4%!
O que será do clássico Mustang daqui pra frente?
O Mustang tradicional vai continuar, e a Ford já confirmou que trará a versão manual ao Brasil em 2025.
Mas será que a Ford vai conseguir salvar o lendário pony car e mantê-lo relevante em um mundo cada vez mais elétrico? Ou será que o Mach-E, com seu sucesso crescente, vai assumir de vez o protagonismo?
Enquanto não sabemos as respostas, fica claro que estamos vivendo uma grande transformação no mundo dos carros. E você, o que acha? O Mach-E merece ser chamado de Mustang? Ou o clássico esportivo ainda é o verdadeiro rei? Deixe seu parecer nos comentários.
Fonte: autoo