A Yamaha anunciou nesta quarta-feira, 11 de abril, que utilizará plástico reciclado nas carenagens de suas motos a partir de 2023. Esta ação faz parte das iniciativas da fabricante japonesa para atingir a neutralidade de carbono em todas suas atividades até o ano de 2025. Entre os projetos também está o uso de “alumínio verde” em determinados modelos.
Por ora, a nova matéria-prima reciclada será utilizada em modelos 2023 em mercados do sudeste asiático, incluindo a Indonésia. Entre as motos que terão o elemento em suas carenagens está a scooter Gear 125, veículo que não é vendido no Brasil.
Como é o plástico reciclado da Yamaha?
A empresa disse que conseguiu desenvolver um material polipropileno (PP) reciclado de “alta qualidade e ecológico”. Ele é um tipo de termoplástico, que pode ser moldado. De acordo com a Yamaha, ele é feito somente com materiais com histórico de fabricação rastreável e sem risco de conter substâncias nocivas ao meio-ambiente.
“Os materiais de resina são frequentemente usados para a carroceria externa de motocicletas, e os materiais de PP representam cerca de metade dessas peças, tornando-se uma importante matéria-prima para a empresa”, disse a fabricante. A empresa ressalta que o material pode ser utilizado em áreas de apelo estético.
O objetivo da empresa é aumentar o uso do plástico reciclado em suas motocicletas no futuro de forma gradativa, assim como expandir seu uso para outros produtos desenvolvidos pela Yamaha.
MAIS DO MUNDO MOTO
Fonte: motoo