Fundada em 1955, a Alpine sempre se destacou com seus carros esportivos com estilo francês. Depois de sua reorganização em 2021 como uma unidade de negócios independente do Grupo Renault, a marca se prepara para colocar no mercado sete novos modelos, todos eles 100% elétricos, até 2030.
Conheça os planos do Grupo Renault para a marca Alpine brilhar no segmento de carros elétricos
Segundo o Grupo Renault, a Alpine vai entrar em uma nova fase de crescimento. A partir de 2024, o lançamento dos novos modelos 100% elétricos vai permitir que a marca aumente a receita e atinja o ponto de equilíbrio a partir de 2026.
Já a partir de 2027 será iniciada uma fase de expansão mundial, apoiada por uma gama de modelos adaptados a novos mercados, incluindo os Estados Unidos, contribuindo para a melhoria da performance financeira e do valor da marca Alpine.
“Dois anos atrás, a Alpine estava em um beco sem saída, sem perspectivas claras. Desde então, fizemos da Alpine uma montadora de automóveis independente, reunindo diferenciais excepcionais: um polo de engenharia de primeira linha, um know-how único para a produção de alta qualidade e uma rede de distribuição em expansão”, resume Luca de Meo, CEO do Renault Group.
“Com a entrada da Alpine na F1, nós projetamos a marca em outro patamar, oferecendo a ela o prestígio e o reconhecimento associados à categoria máxima do automobilismo esportivo”, ressalta o executivo.
“Garagem dos Sonhos”
Nascida nas competições, a Alpine deve enfrentar uma série de desafios, incluindo se tornar 100% elétrica. Para isso, ela pretende se basear na experiência de seus técnicos e engenheiros, que estão entre os melhores especialistas mundiais do automobilismo esportivo.
Em primeiro lugar, a Alpine vai lançar a sua “Garagem dos Sonhos”, formada por modelos de produção em série 100% elétricos:
- O A290 (hatch baseado na plataforma CMFB-EV do Renault 5 e Renault 4), um futuro compacto urbano esportivo elétrico cujo protótipo (A290_ß) foi revelado maio. O carro tem comercialização prevista para a partir de 2024.
- Um crossover GT do segmento C (médios) chegará em 2025, sendo produzido na fábrica Alpine Dieppe Jean Rédélé (França).
- A nova geração do A110, representante do legado e do know-how da marca, que vai se tornar 100% elétrico até o fim de 2026.
A plataforma Alpine Performance Platform (APP) também vai aproveitar os recursos internos da empresa para realizar economias de escala. A APP servirá de base para o futuro A110 elétrico. Como é modulável, essa plataforma pode ser adaptada tanto no comprimento como na largura.
A APP também será utilizada para novos veículos, incluindo um conversível inédito baseado no A110 e o novo A310, um cupê esportivo de quatro lugares.
Por fim, a Alpine vai lançar novos veículos dos segmentos D/E, seguindo sua estratégia da “Garagem dos Sonhos”.
Além da plataforma APP, a Alpine está desenvolvendo suas próprias tecnologias para modelos esportivos exclusivos, como o motor de combustão interna a hidrogênio ou o Alpine Dynamic Module (ADM), uma inteligência central que ocupa o coração da arquitetura eletrônica, permitindo melhorar a agilidade e a performance dos veículos.
“Essa gama completa de veículos esportivos vai consolidar a presença da Alpine em seus mercados principais, a Europa e o Japão. Ela servirá de trampolim para sua expansão internacional, principalmente os Estados Unidos e a Ásia, onde os novos modelos serão comercializados a partir de 2027”, pontua Laurent Rossi, CEO da Alpine.
A ideia, explica o executivo, é passar dos carros de nicho para uma marca completa e global.
Vendas da marca estão em alta
Em 2022, as vendas da Alpine atingiram um nível recorde, com uma alta de 33% em comparação com 2021. Quase sete anos após seu lançamento, o Alpine A110 é o carro esportivo mais vendido na França e figura entre os cinco primeiros no ranking de cupês esportivos na Europa.
Em 2022, as três séries limitadas do modelo (A110 GT J. Rédélé, A110 Tour de Corse 75 e A110 R F. Alonso) foram vendidas em menos de 30 minutos. A carteira de pedidos em nível mundial chega a sete meses de vendas – que devem ultrapassar as 4.200 unidades até o final deste ano.
O número de pontos de venda duplicou em apenas dois anos, chegando a 140 no fim de 2022. As parcerias com a RedBird e a AutoNation nos Estados Unidos são um testemunho da atratividade da Alpine, em um país onde a marca tem grandes ambições.
Além disso, a Alpine entrou pela primeira vez no top 150 das marcas mais valorizadas na França, chegando a 550 milhões de euros (R$ 2,9 trilhões).
Fonte: garagem360.com.br