Calma, a obrigatoriedade do Licenciamento RS 2024 só deve começar a valer lá pelo mês de junho (se o Detran seguir o mesmo padrão de 2023.
No entanto, se você quiser se preparar, fizemos este pequeno texto informativo com base nas informações do ano passado. Acompanhe!
Licenciamento RS 2024
O Licenciamento é o nome popular do CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos digital.
O documento atesta que o veículo está apto para ser conduzido nas vias de todo o território nacional e é obtido após o pagamento do IPVA (primeira parcela), assim como possíveis multas ou débitos, caso existam.
Aqueles condutores pegos em uma possível blitz sem o documento regularizado estão sujeitos à multa no valor de R$ 293,47, assim como a penalização de 7 pontos na CNH.
Além disso, o veículo pode ser guinchado e levado ao pátio do Detran até que o proprietário resolva suas pendências, inclusive os custos operacionais.
Hoje, existe o documento físico e o digital, sendo a segunda a mais prática. Basta mantê-la armazenada no celular, mas se preferir pode imprimir e levar consigo.
Calendário
Se o Detran RS utilizar os mesmos critérios dos anos anteriores, as placas com dígitos de 1 a 5 podem circular com o Licenciamento de 2023 até meados de junho.
Já os proprietários de veículos com placa final de 6 a 0 têm até julho para regularizar sua situação.
Taxa
Em todo o país as taxas não diferem muito, no entanto sempre há um acréscimo em relação ao ano anterior.
Em 2023, por exemplo, a cobrança do CRLV no Rio Grande do Sul foi de R$ 94,10 para os condutores que se anteciparam e pagaram até o dia 31 de janeiro.
Nos meses seguintes, a taxa passa por correção automática da Unidade Padrão Fiscal (UPF).
Como pagar o Licenciamento no Rio Grande do Sul
Siga o passo a passo definido pelo Detran-RS:
-
Verifique a situação do veículo e licenciamento, assim como os valores a pagar no link Consulta de Veículos.
-
Efetue o pagamento de todos os débitos. Caso não haja (incluindo o IPVA) em um dos bancos conveniados. Para isso, basta informar a e o número do Renavam (constam no documento).
Se preferir, pode pagar via Pix.
-
Aguarde a confirmação do licenciamento no sistema do Detran RS.
-
Imprima o CRLV ou utilize o CRLV Digital por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (saiba mais aqui).
Vale ressaltar que não existe mais o documento impresso em papel moeda, justamente pela praticidade de usar o documento de forma digital.
De forma geral, acompanhe o Garagem360 para saber quando o calendário oficial de pagamento, assim como o valor do imposto, for divulgado.
Fonte: garagem360.com.br