O licenciamento é indispensável para que os veículos possam circular perante às leis vigentes no Brasil. O documento conta com um tributo anual, ou seja, a cada ano, os condutores são informados sobre o calendário de pagamentos, o valor e as regras para ficar em dia.
Assim, os condutores residentes do Espírito Santo já podem conferir algumas informações relacionadas ao CRLV do ano de 2024 e ficar por dentro das condições de pagamento do licenciamento para manter-se em dia.
Licenciamento ES 2024: tudo que você precisa saber
É dever de todo condutor brasileiro que tem sobre sua posse algum veículo realizar os procedimentos voltados aos documentos dele. No caso do CRLV, como dito, tem-se o pagamento anual do tributo com valores e condições destinada a cada ano.
Normalmente, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada Estado brasileiro divulga nos últimos meses do ano as informações específicas sobre o calendário de pagamentos e os valores. Apesar do Detran – ES ainda não ter divulgado-as, é possível ter um parâmetro do ano de 2023 para se preparar para a cobrança.
Informações sobre a forma de pagamento
O pagamento pode acontecer de duas formas diferentes, o que vai variar única e exclusivamente de acordo com a decisão do condutor sobre o que for melhor pra ele. As duas condições disponíveis para quitar o CRLV são:
- através de uma cota única
- através do parcelamento
De qualquer forma, as condições do parcelamento possuem data de vencimento para a última cota.
Quais são as datas para cada veículo?
O Detran do Espírito Santo costuma variar a data de pagamento do CRLV de acordo com o número final da placa de cada veículo. Em 2023, por exemplo, as datas foram:
- Finais 1 e 2 – pagamento no dia 28 de setembro de 2023
- Finais 3 e 4 – pagamento no dia 29 de setembro de 2023
- Finais 5 e 6 – pagamento no dia 2 de outubro de 2023
- Finais 7 e 8 – pagamento no dia 3 de outubro de 2023
- Finais 9 e 0 – pagamento no dia 4 de outubro de 2023
É possível que as datas para 2024 sigam um calendário similar.
Qual o valor da taxa?
A taxa também é definida de forma anual. Ou seja, o valor pode sofrer variações a cada ano, levando-se em conta as condições de cálculo do Departamento Estadual de Trânsito. Entretanto, também é possível contar com uma base referente ao ano de 2023.
O valor da taxa de 2023 foi de R$ 168,80. Porém, é comum que o Detran forneça descontos para os condutores que optarem pelo pagamento através da cota única, ou seja, para aqueles que não optarem pelo parcelamento.
Circular com o CRLV vencido gera multa
Esquecer de pagar o licenciamento pode gerar alguns problemas para o condutor. Primeiramente, é de praxe que os órgãos de trânsito definam juros por atraso. Ou seja, os proprietários de veículos precisam se atentar às datas específicas de pagamento.
Outro ponto importante é a infração que configura quando o motorista continua rodando com o veículo mesmo com o CRLV vencido. Nesse caso, a multa é de R$ 293,47, e também há a aplicação de 7 pontos na CNH.
Como realizar o pagamento
O pagamento do licenciamento pode ser feito virtualmente, sem que seja preciso ir até um ponto do Detran. Isso porque o Departamento de Trânsito já permite que um boleto seja gerado pelo condutor com o valor do tributo anual.
Assim sendo, basta acessar o site do Detran e informar os dados específicos do veículo. Normalmente, é necessário informar a placa. Em seguida, será possível selecionar a forma de pagamento e optar por imprimir o boleto ou pagar pelo aplicativo do banco.
Lembre-se: o IPVA também precisa estar em dia para a devida regularização do CRLV.
Licenciamento já pode ser acessado no formato digital
Para facilitar a vida dos motoristas brasileiros, atualmente, já é possível acessar o CRLV de forma digital. Isso pode ser feito de duas formas diferentes, porém, é necessário pontuar algumas questões que podem gerar dúvida:
- é sim possível apresentar o CRLV através do formato digital
- caso o documento esteja com o pagamento pendente, ele também estará irregular no formato digital
O processo para ter o acesso pode ser feito:
- pelo aplicativo da Carteira de Trânsito Digital
- pelo site do respectivo Detran de cada Estado
Como ter acesso às informações de 2024
Assim como pontuado, até o momento, o Detran ainda não divulgou as informações sobre o pagamento para o ano de 2024. Dessa forma, apesar dos parâmetros que levam em conta o valor e o calendário de 2024, é indispensável se manter atualizado.
Para facilitar esse processo, o Garagem 360 disponibilizará todas as informações referentes ao próximo ano assim que lançadas. Por isso, é importante sempre checar as últimas notícias do site.
Não deixe de conferir: Licenciamento SP 2024: valor e calendário de pagamento
Fonte: garagem360.com.br