Carros fora-de-série brasileiros são um marco dos anos 1970 e 1980, quando o mercado brasileiro era fechado para importações. Engenheiros locais eram criativos para fazer esportivos com as peças que as quatro fábricas locais —Volkswagen, Ford, Fiat e Chevrolet— tinham à disposição.
Desses esportivos, talvez o mais bonito tenha sido o Bianco S, criado pelo italiano Toni Bianco, que já morava no Brasil desde os anos 1950. O carro foi apresentado no Salão do Automóvel de 1976 de onde já saiu com 180 encomendas. Em 1978 veio o Série II ou Bianco SS, feito até 1979. A segunda versão tinha algumas mudanças estéticas e internas.
VEJA TAMBÉM:
- Conheça o VW Brasília que saiu de Bauru para ser leiloado nos EUA
- Outro brasileiro, VW Gol estava à venda na Europa
Assim como quase todos os fora-de-série da época, o Bianco S era feito com uma carroceria de fibra de vidro sobre um chassi de Volkswagen Fusca. O motor 1.6 traseiro com dupla carburação de 65 cv e câmbio manual de quatro marchas estava presente, o que gerava reclamações, afinal, o desempenho não acompanhava o visual esportivo.
De qualquer forma, o Bianco arrebatou uma legião de fãs não só no Brasil, mas no exterior também. Dessa forma, uma unidade foi parar nos Estados Unidos em 2022 e leiloada nesta quinta-feira (25) por US$ 30.001, ou quase R$ 140 mil em uma conversão direta.
> Fique por dentro de tudo no grupo de WhatsApp do AUTOO
O Bianco S que viajou para a gringa é pintado de preto e traz o interior em couro na cor marrom. Traz também as tradicionais rodas Gaúcha de 13 polegadas.
No site Bring a Trailer, onde o carro foi arrematado, o Bianco S chamou a atenção dos americanos e o preço triplicou nos últimos minutos de pregão. Nos comentários, muitos enfatizaram o visual, inspirado no Alfa Romeo Furia dos anos 1970.
“Eu preciso desse carro. É muito bonito”, disse um comentarista. “Eu sempre clico em carros brasileiros e nunca me decepciono. Preciso saber quantas dessas empresas existiram”, disse outro americano se referindo aos fora-de-série como o Bianco S.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Fonte: autoo