A Ninja ZX-4R foi oficialmente apresentada nos Estados Unidos e Europa nesta quarta-feira, 1º de fevereiro. Após tempos de rumores, o modelo finalmente ganhou vida, algo que em reportagem no MOTOO. Como destaque, a moto traz um inédito motor de 4 cilindros que pode gerar até 80 cavalos de potência (veja a ficha técnica completa no final da reportagem).
Isso significa que não se trata de uma substituta para a Ninja 400, mas sim um modelo para quem deseja subir alguns degraus em esportividade. A ZX-4R traz uma configuração semelhante à , também de 4 cilindros e que é vendida em certos mercados asiáticos, mas agora em um cilindrada maior.
VEJA TAMBÉM:
O modelo desembarca na Europa a partir do segundo semestre, enquanto já está disponível no site nos Estados Unidos, mas as vendas também começam somente na primavera americana, a partir de março. Existem as versões ZX-4R, ZX-4R SE e ZX-4RR, que podem variar de acordo com cada mercado. Para os EUA, a escolhida é a ZX-4RR que tem preço de US$ 9.699 por lá.
Esta reportagem foi originalmente publicada em e não pode ser reproduzida por outras mídias sem autorização.
Ninja ZX-4R no Brasil
Ainda não há informações oficiais sobre a vinda da ZX-4R ao Brasil, mas por estar em mercados como o dos EUA e o da Europa, acreditamos que as chances aumentam bastante de vermos. Isso porque se o produto está homologado, por exemplo, para rodas nas ruas europeis, ele possui especificações necessárias, ou bem próximas, para que possa ser vendido também por aqui.
Motor de alta performance
Não é comum vermos motores de 4 cilindros abaixo das 600 cc, mas eles são compactos e capazes de geral alta potência, e em alto giro. Para este novo projeto, a Kawasaki desenvolveu este tetracilíndrico, de 399 cc, que entrega 77 cavalos de potência. Com o uso do Ram Air, a potência máxima vai a 80 cavalos, segundo a fabricante (dados para a Europa).
O sistema Ram Air consiste de uma entrada de ar localizada no centro da carenagem frontal, que aumenta a eficiência. De acordo com a empresa, o propulsor foi desenvolvido “para combinar forte torque de baixa e média faixa com forte potência em altas rotações e em todas as situações de pilotagem”. Segundo informações obtidas pelo MOTOO, o torque deve ficar na casa dos 3,9 kgfm.
Assim como a pequena ZX-25R, a ZX-4R vai oferecer um motor de altos giros, ultrapassando as 15.000 rpm. Com freios ABS e controle de tração, a nova Ninja conta com 4 modos de pilotagem: Sport, Road, Rain e Rider (manual). Seu câmbio é de 6 marchas. Como diferencial visto nas versões SE e RR, a empresa utiliza o KQS (Kawasaki Quick Shifter), sistema que permite trocas, para cima e para baixo, sem necessidade de acionamento da embreagem.
Toda a iluminação da ZX-4R é de LED, enquanto seu painel é de LCD de 4,3 polegadas. Para o garfo dianteiro, as opções ZX-4R SE e ZX-4RR contam com conjunto Showa SFF-BF (com cada uma das bengalas trabalhando com funções independentes). Na traseira, a esportiva conta com sistema back-link, enquanto a ZX-4RR está equipada com o mesmo amortecedor traseiro Showa BFRC-lite da ZX-10R.
FICHA TÉCNICA – Kawasaki NInja ZX-4R 2023 (Europa e EUA) |
PREÇO | US$ 9.699 (versão ZX-4RR nos EUA) |
MOTOR | 4 cilindros, 399 cc |
REFRIGERAÇÃO | Líquida |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 77 cavalos |
POTÊNCIA COM RAM AIR | 80 cavalos |
TORQUE | Não divulgado |
CONSUMO | Não divulgado |
DIÂMETRO x CURSO | 57,0 × 39,1 mm |
CÂMBIO | 6 marchas |
COMPRIMENTO | 1.990 mm |
LARGURA | 765 mm |
ALTURA | 1.100 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.380 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 135 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 800 mm |
PESO | 188 kg |
TANQUE | 15 litros |
FREIOS | ABS |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 290 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 220 mm |
PNEU DIANTEIRO | 120/70ZR17M/C (58W) |
PNEU TRASEIRO | 160/60ZR17M/C (69W) |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Telescópica |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Braço oscilante |
CORES | Verde/preto |
Siga o MOTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Helo | Twitter
MAIS DO MUNDO MOTO
Fonte: motoo