A primeira apresentação dos resultados de 2023 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) traz um decepcionante resultado para o Jeep Renegade.
Entenda porque o Jeep Renegade confunde os consumidores com relação à segurança
Produzido no Brasil, o SUV recebeu a pontuação de apenas uma estrela nos testes de segurança.
E isso tem causado confusão entre os consumidores – visto que a Stellantis, fabricante do modelo, utiliza dados defasados em materiais de marketing e na publicidade do SUV.
O Jeep Renegade, que oferece dois airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC) como equipamento padrão, obteve 48,71% para “Proteção do Ocupante Adulto”, 66,71% para “Proteção do Ocupante Infantil”, 45,32% para “Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas” e 55,81% para “Sistemas de Assistência à Segurança”.
O veículo foi testado quanto a impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, assistência à velocidade e ESC.
No impacto frontal, a cabeça da criança de 18 meses entrou em contato com o banco dianteiro, causando perda de pontos.
O impacto lateral mostrou boa proteção para o corpo, mas proteção marginal para a cabeça, provavelmente explicada pela falta de proteção lateral padrão.
O impacto lateral de poste não foi realizado, pois os airbags de cortina laterais e os airbags laterais de corpo são opcionais para esse modelo.
Itens opcionais
As tecnologias de frenagem automática de emergência (AEB) e ADAS (que são os sistemas avançados de assistência à direção) são oferecidas como opcionais no Renegade, e igualmente não cumprem os requisitos mínimos do Latin NCAP para avaliação e pontuação nos testes.
A versão testada foi adquirida no Panamá e está disponível em muitos outros mercados latino-americanos.
O fabricante do veículo, a Stellantis, recusou a avaliação voluntária para realizar mais testes de colisão no equipamento de segurança opcional para mostrar seu desempenho aos consumidores.
O Latin NCAP avalia a versão mais básica de equipamento de segurança passiva dos modelos e recomenda que os consumidores comprem as versões equipadas com tecnologia ADAS avaliadas e com bom desempenho dos modelos apresentados.
Na verdade, o Jeep Renegade 2024 comercializado no Brasil atualmente vem de série, em todas as versões, com os seis airbags.
Essa configuração não pode ser avaliada, segundo argumenta o Latin NCAP, pela recusa da Stellantis em fornecer um exemplar do SUV nessa configuração para os testes. Mesmo assim, a montadora não poderia usar a avaliação 5 estrelas obitida anteriormente para fazer propaganda.
Latin NCAP vê uso enganoso de informações por parte da Stellantis
O Jeep Renegade havia sido avaliado pelo Latin NCAP em 2015 e, na ocasião, obteve cinco estrelas – pontuação alcançada de acordo com os protocolos de avaliação vigentes (2013-2015).
Os fabricantes de veículos podem usar os resultados da classificação por estrelas do Latin NCAP para fins de publicidade e marketing por um período de até quatro anos após a data de publicação.
Porém a Stellantis, proprietária da marca Jeep, continua a usar o resultado de 2015 para o modelo de 2023, fazendo adaptações de design incorretas e não autorizadas pela instituição.
O Latin NCAP ressalta que a divulgação do resultado de 5 estrelas prosseguiu nesse período, apesar de o modelo ter sido avaliado quase oito anos antes e sob dois protocolos de avaliação anteriores.
“Agora é demonstrado que as adaptações dos resultados não só não foram aprovadas pelo Latin NCAP, mas também mostram um desempenho de uma estrela pelo Latin NCAP, em contraste com as cinco estrelas usadas pelo fabricante do veículo. Portanto, é questionável qual é a real intenção do fabricante com esse uso enganoso dos resultados que confunde o consumidor”, afirma o Latin NCAP, em nota.
“É decepcionante a comunicação enganosa que a Stellantis faz aos consumidores da América Latina e do Caribe. O Latin NCAP insta a Stellantis a mudar esse enfoque, a melhorar o equipamento básico de segurança dos veículos e a oferecê-los voluntariamente para que o Latin NCAP avalie e mostre aos consumidores seu desempenho”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP.
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“Os resultados recentes de modelos como o Fiat Strada, o Peugeot 208 e o Fiat Argo/Cronos, bem como o Renegade, mostram que a fraca estratégia da Stellantis em relação a veículos mais seguros na região é inaceitável. Esse caso demonstra mais uma vez a necessidade de padronizar a rotulagem de segurança dos veículos, incluindo a classificação por estrelas do Latin NCAP”, ressalta Furas.
Fonte: garagem360.com.br