O Jeep Compass domina o mercado dos SUV desde 2016, quando foi lançado. De lá pra cá, outras montadoras fazem esforços múltiplos para virar o jogo. É o caso do Toyota Corolla Cross, que briga para competir com o modelo mais consagrado da categoria.
Neste comparativo, o Garagem 360 traz um comparativo entre as versões top de linha de cada um dos dois modelos SUVs que mais competem no mercado brasileiro. Acompanhe:
Desempenho
O Jeep Compass teve o melhor desempenho em testes realizados por especialistas, principalmente na aceleração de 0 a 100 km/h em rodovias e no trânsito urbano.
VEJA TAMBÉM
O modelo é equipado com o novo motor Stellantis, um 1.3 GSE turboalimentado com 185 cv e 27,5 kgfm de torque, quando abastecido com etanol. Com seu peso de 1.589 kg, acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 9,2 segundos.
Já o Toyota Corolla Cross na versão híbrida possui um powertrain focado no melhor consumo de combustível, embora não seja lento no uso diário. Seus 122 cavalos de potência são mais que suficientes, mas não espere emoção ao dirigir um SUV japonês.
Design
Mesmo com similaridades, é possível dizer que o SUV da Jeep fica na frente do Toyota Corolla Cross com alguma vantagem. O Compass, mesmo sendo encarado como um veículo “generalista”, possui artigos de luxo em sua composição — ficando acima de modelos premium no mercado.
O Toyota, por outro lado, consegue o acabamento, mas apresenta falhas. O uso de grandes peças plásticas na área superior do painel, que não aparece na sua variante sedã, acaba contando negativamente para o acabamento geral.
Tecnologia
Mesmo sendo um dos SUVs mais bem equipados do mercado quando o assunto é tecnologia, o Corolla Cross fica atrás do Jeep Compass. O modelo Jeep é o único equipado com 4G nativo e possui um ecossistema de concierge mais robusto, o Adventure Intelligence.
Com ele conseguimos uma série de recursos de controle remoto através do celular, como destravar as portas, dar partida no motor, climatizar o carro, traçar perímetros de vigilância e até acionar as autoridades em caso de furto do veículo.
Além disso, vem com um pacote completo de segurança ativa, que é o mais abrangente dos três modelos.
Os itens incluídos são: aviso de colisão frontal, frenagem automática de emergência, aviso de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de tráfego cruzado traseiro, assistente de estacionamento semi-autônomo, sistema de manutenção de faixa, leitor de sinais de trânsito, farol alto e sensor de fadiga.
Custo-benefício
O preço base do Jeep Compass S é de R$ 234 mil e do Toyota Corolla Cross XRX Hybrid R$ 210 mil. Dos dois, é apenas o Jeep que não tem muitas opções, nem mesmo entre cores, que não agregam valor, enquanto outros podem ser adquiridos com teto panorâmico e pérola ou metálico.
Clique aqui e aperte o botão ”
Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
No entanto, considerando todo o equipamento de série, o Toyota Corolla Cross nesta versão de topo, mesmo saindo atrás em outros quesitos, pode ser considerado o melhor custo-benefício. Além de um bom preço e um pacote bem equipado, há o serviço pós-venda da Toyota, que é reconhecidamente muito eficiente.
O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui