A Lei 18.065 que o governo de São Paulo regulamentou na semana passada, isentou apenas os híbridos nacionais da Toyota do pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) 2025. Ou seja, donos de Corolla e Corolla Cross não vão pagar o imposto neste ano, enquanto proprietários de modelos como Fiat Pulse e Fastback Hybrid vão desembolsar 4% do valor de seus carros na tabela FIPE.
A nova lei de isenção estabelece que os carros híbridos flex sejam equipados com “motor elétrico que tenha uma potência mínima de 40 kW (54 cv) e que seja alimentado por um sistema de tensão com, no mínimo, 150 Volts, capaz de recuperar energia para as baterias”. Em todos os casos, o valor do veículo não pode superar R$ 250 mil.
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Os dois carros da Toyota têm um motor elétrico que entrega 72 cv de potência e tensão de corrente de 200 Volts. Já a dupla da Fiat tem motor elétrico de 4 cv e tensão de 12 V. Os híbridos da Caoa Chery, Tiggo 5X Hybrid e Tiggo 7 Hybrid, entregam 10 cv de potência no motor elétrico e sistema de tensão de 48 Volts.
Segundo o governo, São Paulo tem 28 mil veículos elegíveis ao benefício, o que significa uma renúncia fiscal de R$ 163 milhões em 2025. Além disso, o estado prevê um aumento gradativo do IPVA para esses veículos, partindo de 1% em 2027, 2% em 2028, 3% em 2029 e 4% a partir de 2030.
BYD reage
Por causa dessa isenção parcial, a BYD anunciou que vai isentar o IPVA de todos os seus carros híbridos comprados em janeiro de 2025. Clientes da marca que levarem King, Shark, Song Plus, Song Plus Premium ou Song Pro vão ter seus impostos bancados pela marca. Os elétricos ficaram fora do benefício da fabricante, assim como da lei estadual.
Zema beneficia a Fiat em Minas
O governador de Minas Gerais Romeu Zema foi no caminho contrário do seu colega Tarcisio de Freitas —governador de São Paulo— e isentou somente os Fiat Pulse e Fastback. A justificativa do governante é que só seriam isentos veículos híbridos fabricados no estado, ou seja, só os dois.
Os Toyota Corolla e Corolla Cross são feitos em Sorocaba (SP), enquanto os Caoa Chery saem da fábrica de Anápolis (GO).
Fonte: autoo