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Incidente no mar: embarcação entra em chamas enquanto transportava veículos elétricos

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O navio de carga Fremantle Highway pegou fogo logo após ter partido de Bremerhaven, na Alemanha. A Guarda Costeira suspeita que o incêndio foi causado por uma bateria de íons de lítio em um dos 25 veículos elétricos que a embarcação transportava. Embora a tripulação tenha tentado apagá-lo, o fogo se espalhou rapidamente, tornando seus esforços inúteis. Um membro da tripulação morreu, enquanto outros sofreram inalação de fumaça ou ficaram feridos durante a evacuação. Um total de 23 tripulantes estavam a bordo do navio, que agora está abandonado.

A Mercedes-Benz confirmou ao site americano Automotive News que cerca de 350 dos veículos a bordo do navio eram carros da marca, acrescentando que a empresa estava em contato com o provedor de transporte.

O incêndio está ocorrendo atualmente na seção frontal do navio, que a está inclinando, e teme-se que ele afunde. As equipes de bombeiros que chegaram ao local não puderam embarcar na embarcação devido ao incêndio.  Então botes de bombeiros foram usados ​​para combater o incêndio e resfriar o navio. As equipes de resgate prenderam um cabo para evitar que ele flutuasse e bloqueasse as rotas de navegação essenciais.

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Este não é o primeiro incêndio em um porta-automóveis e certamente não será o último. Em 16 de fevereiro de 2022, ocorreu um incêndio a bordo do Felicity Ace, um navio de carga com 4.000 carros, incluindo cerca de 300 EVs. A embarcação queimou até não haver mais nada para queimar e afundou duas semanas depois. A tragédia de Felicity Ace foi considerada um gatilho para mudanças significativas na indústria naval para evitar tais tragédias. Mesmo assim, isso não evitou outro incêndio no cargueiro Fremantle Highway.

Os veículos elétricos são equipados com baterias de íons de lítio. Quando uma bateria pega fogo, os óxidos na química das células fazem com que elas gerem oxigênio, mantendo o fogo vivo. Mesmo que o fogo não se origine na própria bateria, o calor pode fazer com que as células de íons de lítio se autoinflamem e se propaguem de célula para célula e de carro para carro.

A única maneira de impedir isso é resfriar a bateria até que a reação de fuga térmica desapareça ou esperar até que não haja mais nada para queimar. Em um navio cargueiro, ambas as opções são impraticáveis.

A Organização Marítima Internacional, que estabelece regulamentos de segurança no mar, planeja avaliar novas medidas para navios que transportam VEs no ano que vem, à luz do crescente número de incêndios em navios de carga, disse um porta-voz.

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Fonte: autoo

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