A Honda anuncia investimento de R$ 4,2 bilhões no Brasil para o período de 2024 a 2030. Parte desse montante será usado na fabricação da nova geração do WR-V no país. Além disso, a fabricante diz que vai adotar a tecnologia híbrida flex no mercado brasileiro e que vai ter aumento no volume de produção.
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De acordo com a Honda, está previsto o incremento de cerca de 1.700 postos no quadro de colaboradores, que atualmente conta com cerca de 3.500 funcionários. Hoje em dia, a marca fabrica os modelos HR-V e City no Brasil, nas versões hatch e sedã.
A volta do Honda WR-V já era esperada, já que outras fabricantes concorrentes da marca japonesa já confirmaram que vão ter modelos semelhantes no mercado brasileiro. A Toyota vai fabricar o Yaris Cross, a Volkswagen terá um novo modelo do gênero fabricado em Taubaté, a Stellantis também prepara um crossover baseado no novo Fiat Panda e a GM deverá ter seu carro nesse segmento, abaixo do SUV Tracker.
Fabricantes batem recorde de investimentos no Brasil
O novo WR-V tem 4,06 m de comprimento e 1,78 m de largura, tendo como um dos destaques o bom porta-malas para 380 litros. Apenas como comparação, o Fiat Pulse nacional tem 4,09 m de comprimento, 1,77 m de largura e seu porta-malas pode acomodar 370 litros de bagagens. A altura em relação ao solo também está maior e alcança 220 mm, outro recurso da Honda para enfatizar o caráter mais imponente do novo WR-V.
Bem equipado, o WR-V pode receber até 6 airbags e um bom pacote de assistentes de condução, com destaque para o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo e farol alto com comutação automática. Ainda não há informações sobre o conjunto mecânico, apenas que será híbrido flex.
Até começo deste mês de abril, sete montadoras já anunciaram investimentos bilionários no Brasil. O total já chegou aos R$ 72 bilhões em ciclos que vão durar até 2032, pelo menos. Para se ter uma ideia, no ano passado todo foram R$ 15,3 bilhões anunciados. Mas para onde vai esse dinheiro? Cada marca tem seu plano.
Em comum, todas prometem novos produtos. São carros que vão ser lançados ainda sobre plataformas novas ou existentes. Tecnologias como motorização híbrida e pesquisas com hidrogênio também estão na pauta dos investimentos feitos no país. O dinheiro também vai para a estrutura de fábricas ou construções de novas, o que envolve treinamento e contratação de funcionários.
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Fonte: autoo