A Honda apresentou dois conceitos de veículos elétricos na CES 2025, a maior feira de tecnologia do mundo, em Las Vegas, nos EUA.
O primeiro deles é um SUV e o segundo, um sedã, mas as formas dos dois modelos assustam. Com ares de ficção científica dos anos 80, o Honda 0 Saloon e o Honda 0 SUV estão programados para estrear nos EUA em 2026.
Eis aí o primeiro espanto já que eles em nada se parecem com carros de produção em série, aspecto reforçado pela traseira volumosa cuja função não ficou clara – seria um espaço para baterias?
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
A Honda já havia revelado os primeiros detalhes dessa nova família de carros 100% elétricos no ano passado, mas nesta edição da CES a chamada 0 Series justificou o nome – a marca parece mesmo buscar começar do zero.
A despeito do visual estranho, tanto o SUV quanto o sedã compartilham uma nova filosofia de design que prioriza o espaço interno e linhas simples.
Parece que a Honda se inspirou no estilo característico da Tesla, que não tem grandes receios de lançar carros de beleza questionável.
Segundo o chefe de design da Honda, Toshinobu Minami, o SUV é o mais perto da versão de produção enquanto o sedã ainda receberá algum refinamento.
Por dentro, o ambiente é sem dúvida futurista, com uso massivo de telas, um volante com estilo de manche de avião, ausência de botões físicos e muita, muita iluminação natural. Em uma das fotos é possível notar duas telas que fazem o papel de retrovisor, por exemplo.
União com a Nissan e medo das chinesas
O radicalismo da Honda em sua nova linha de carros elétricos pode ser efeito do avanço das marcas chinesas no mundo que motivou a montadora japonesa a estudar uma fusão com a rival Nissan.
Tudo para dividir custos e acelerar a transição para veículos a bateria como a “Série zero”, que terá sete integrantes até 2030.
Enquanto o SUV e o sedã têm um porte voltado para os Estados Unidos, um outro SUV, porém, compacto, deve estrear em 2026 na Ásia.
Na esteira das novidades também está o ASIMO OS, um sistema operacional que emprestou o nome do famoso robô japonês e que equipará a nova linha de elétricos.
A Honda promete oferecer tecnologias de direção automatizada de alto nível nesses carros, outra seara que suas rivais estão bem mais adiantadas.
Por fim, a empresa assinou um acordo com a Renesas Electronics Corporation para desenvolve um chip de alto de desempenho que será usado na arquitetura de veículos definidos por software (SDV em inglês), nova fronteira da indústria automobilística.
Tudo muito empolgante, mas os dois carros poderiam ter ficado mais bonitos, não há dúvida.
Fonte: autoo