Quem acompanha o mundo automotivo está acostumado a siglas como cv para potência, kgfm para torque, km/l para o consumo e muitas outras. Com a popularização dos carros elétricos, novos termos entraram em voga. Carregamento pode ser AC ou DC. A capacidade da bateria é medida em kWh, a potência do motor é medida em kW —embora seja comum a equivalência em cavalos.
veja TAMBÉM:
Claro que esses não são termos novos. Já são usados há muito tempo por quem trabalha com eletricidade, mas são novidade para muitos mecânicos. Vale, então, entender o que é cada conjunto de letras, pois serão cada vez mais comuns com o avanço da eletrificação da indústria automotiva.
Corrente de carregamento
Existem dois principais tipos de corrente para carregar um veículo elétrico: a corrente contínua (AC) e a corrente alternada (DC). A energia da rede elétrica é sempre alternada, enquanto as baterias em geral conseguem apenas armazenar energia em corrente contínua. Existe, então, um inversor que converte a corrente alternada da rede em corrente contínua para alimentar a bateria.
O inversor fica no próprio carro e também é chamado de inversor integrado ou carregador de bordo. Este é o método mais comum para carregar veículos elétricos e a maioria dos carregadores utilizam corrente alternada para carga.
Em caso de carregadores em corrente contínua, a inversão já é feita no próprio carregador. Como a energia não precisa ser invertida pelo carro, a carga nesse tipo de equipamento costuma ser mais rápida.
Capacidade da bateria
A quantidade de energia acumulada em uma bateria é medida em kWh (kilowatt hora). Quanto maior a capacidade da bateria, maior será o tempo para carregar completamente. Da mesma forma que quanto mais energia ela acumula, maior é a autonomia do carro.
Vale lembrar que não é só o tamanho da bateria que determina o alcance do carro. O consumo do motor também faz essa medida variar. O consumo é medido em km/kw da mesma forma que os carros a combustão medem em km/l.
Potência de carga
Carregamentos em corrente contínua (AC) são mais rápidos, mas a potência do carregador também influencia. Eletropostos de alta tensão, por exemplo, são capazes de carregar mais rapidamente uma bateria. Já os residenciais, DC, têm menos potência e, por isso, carregam mais lentamente.
Sempre é bom verificar, no entanto, se o modelo do seu carro aceita esse tipo de carga. Alguns modelos têm um limite de proteção para a bateria, então não adianta ligar em um carregador de 350 kWh se o carro é limitado a carregar em 10 kWh.
Tirando essas limitações, um carro com bateria de 24 kWh, com uma potência de carregamento de 3,7 kW, levará em torno de 7 horas para ter a bateria totalmente carregada. No caso do mesmo carro, mas utilizando um carregador de 11 kW, levaria menos de 3 horas para ter a bateria cheia.
Potência do motor
Motores elétricos, ao contrário dos propulsores a combustão, têm a potência medida em kW, assim como um liquidificador ou furadeira —que nestes casos não chegam a ter “kilo”, de mil, ficando somente nos W (wattss).
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Apesar disso, até mesmo por costume comercial de se usar os cavalos (cv), é possível fazer essa conversão. Sendo assim, 1 kW equivale a cerca de 1,36 cv. O torque segue sendo medido em kgfm (quilograma força x metro), como nos motores a gasolina.
Fonte: autoo