Transportar bicicleta no veículo, antes de mais nada, precisa ser algo seguro e dentro da legislação. Confira o guia completo com as regras básicas, legislação e suportes permitidos. Boa leitura!
Tudo o que você precisa saber para transportar a bicicleta com segurança
Segundo a LeasePlan, empresa do setor de car as a service, quem não seguir as determinações da Resolução 349 pode ferir dois artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
As regras básicas são:
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
- As bikes não podem atrapalhar a visibilidade das placas ou luzes do carro. A única lâmpada que pode ser tampada é a lanterna de freio elevada (brake-light);
- Não podem ultrapassar a frente do automóvel ou as dimensões autorizadas na Resolução nº 210;
- Extensor de caçamba: a carga não pode ultrapassar 60% da distância entre eixos. As bicicletas devem estar bem acondicionadas, de modo que não se arrastem ou caiam na via;
- O transporte pode ser feito no teto do veículo, desde que fixada em dispositivo apropriado;
- Dependendo do modelo do veículo e do suporte, será necessário usar uma segunda placa.
Além disso, as bikes só podem ser transportadas no interior do veículo se estiverem desmontadas e fixadas. Do contrário, podem causar acidentes se estiverem soltas.
Quem descumprir as regras pode ser multado em R$ 293,47 por conduzir o veículo com placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade. Trata-se de uma infração gravíssima, que ainda rende sete pontos na carteira.
Tipos de suporte para transportar de bicicleta
Vamos aos modelos mais comuns do mercado e que seguem a resolução 349:
Suporte de teto
Há uma série de vantagens no suporte de teto, como o acesso livre ao porta-malas do veículo, não tampa a placa e pode acomodar mais de uma bicicleta, independente das dimensões das rodas.
Suporte do porta-malas
É instalado em cima da porta traseira do veículo, portanto exige mais cuidados para evitar danos ao vidro. Dê preferência aos modelos que já vem com régua de sinalização para indicar a presença de carga. Se o suporte cobrir a placa, será necessário uma segunda placa.
Suporte de engate
Também é instalado na parte traseira, entretanto, sua fixação é feita no engate, o que reduz o risco de danificar a pintura, vidros traseiros ou a lataria. Apesar das vantagens, o modelo impede a abertura do porta-malas e a visibilidade da placa, o que exige uma segunda.
Suporte de estepe
É indicado para os modelos de estepe que ficam na parte traseira do veículo. Este suporte é instalado em cima da porta do porta-malas de forma prática e simples. É o mais barato entre os tipos de suporte.
O que você achou? Siga @diadeajuda no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Fonte: garagem360.com.br