A GM já deixou claro que o futuro de suas operações vai contemplar a comercialização apenas de veículos não poluentes, sejam eles 100% elétricos ou movidos a células de combustível, entre outras tecnologias.
Em escala global, a GM se comprometeu a não lançar mais nenhum automóvel poluidor a partir de 2035, sendo que, de 2040 em diante, nenhum automóvel térmico sairá de suas linhas produção.
Aos poucos, a subsidiária da GM na América do sul também vai se alinhando às diretrizes da matriz norte-americana.
A companhia revelou nesta semana que o seu Campo de Provas de Cruz Alta e o Centro Tecnológico da empresa, ambos no estado de São Paulo, também vão colaborar no desenvolvimento de uma “futura geração de veículos globais 100% elétricos”, destaca a GM.
“Entre as principais iniciativas da companhia está o investimento de US$ 35 bilhões até 2025 para o desenvolvimento de uma nova geração global de veículos elétricos (EVs na sigla em inglês) e a América do Sul tem importância estratégica neste projeto. Não apenas por ter um mercado consumidor com potencial de trazer maior escala a esta linha de automóveis zero emissão, mas também porque a GM tem na região um complexo de engenharia e profissionais de talento capazes de contribuir para acelerar a chegada desses EVs ao mercado”, explica a gigante norte-americana.
Vale lembrar que, em 2022, a GM já confirmou que vai importar ao Brasil os SUVs elétricos mais recentes da marca Chevrolet, no caso o Blazer EV e o Equinox EV.
Ainda neste ano o portfólio da Chevrolet no país ganhará o reforço do Bolt EUV, crossover elétrico derivado do Bolt EV convencional.
Tanto o Blazer EV quanto o Equinox EV são baseados na plataforma modular Ultium, criada especificamente para veículos elétricos e que permite diferentes combinações de motores e baterias, sendo estas com uma composição química mais avançada.
Versátil, a plataforma Ultium permite o desenvolvimento tanto de automóveis compactos como SUVs, superesportivos até picapes grandes, como a Silverado EV e os modelos da gama Hummer.
Será que, um dia, veremos um “Onix EV” circulando por nossas ruas e avenidas? Nos resta acompanhar de perto as movimentações da GM por aqui.
Fonte: autoo